54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Aprenda a fazer massa folhada em casa

Muitas receitas dependem dessa massa e não é tão difícil fazê-la, apenas trabalhoso.

15 Abr. 2018 às 16:45

A massa folhada é leve e não fermentada, feita em diversas camadas pode ser utilizada tanto em receitas salgadas quanto em doces. Visto a versatilidade dela, é sempre bom saber fazê-la em casa. Você não vai querer deixar de fazer uma receita só porque ela leva massa folhada, não é mesmo?


VOCÊ JÁ SE INSCREVEU NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE?





INGREDIENTES

500 g de farinha de trigo

1 xícaras (chá) de água morna

360 g de manteiga

1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo

Peneire a farinha de trigo e misture com o sal. Coloque-a em uma superfície lisa. Faça um círculo, abrindo um buraco no meio dela. Jogue a água morna nesse buraco.

Com as mão vá amassando e agregando a água à massa. Tudo isso aos poucos, pelas beiradas.

Quando a água secar, amasse tudo muito bem até que não grude mais nas mãos. Faça um quadrado, desenhe um X nele (com a profundidade que vá até metade da massa) e embrulhe em papel filme. Leve para a geladeira e deixe descansar por 30 minutos.

Depois desse tempo abra a massa no formato retangular em uma superfície polvilhada com farinha. Conte com a ajuda de um rolo.

Corte a manteiga em pedaços (mais ou menos da grossura do quadrado de massa) e coloque por cima do retângulo, apenas na área central. É importante que ambos estejam na mesma temperatura.

Dobre as laterais por cima da manteiga. Una muito bem as pontas. Isso fará com que você volte a ter um quadrado, dessa vez com manteiga no meio.

Com o rolo, bata suavemente na superfície da massa até que ela ganhe novamente o formato retangular e esteja com uma espessura de cerca de dois dedos.

Feito isso, abra a massa. Depois, dobre um terço e o pedaço que sobrou por cima desse.

Vire o sentido da massa e repita o processo de abrir e dobrar em terços mais uma vez. Envolva com papel filme e coloque na geladeira por 10 minutos.

Retire da geladeira e faça o processo de abrir e dobrar em terços mais duas vezes.

A massa está pronta para ser usada em qualquer receita!

Dicas

- É importante que tudo esteja bem gelado, tanto a massa quanto a manteiga e a bancada. Isso porque se a manteiga começar a derreter quanto estiver no interior da massa, pode vazar e atrapalhar no resultado final. 

- Mnatenha sempre a bancada bem polvilhada com farinha, mas cuidado para não exagerar e dar origem a uma massa muito seca. 

Você sabia?

- A massa folhada não precisa de fermento, ela consiste em camadas de massa e gordura. O ar presente e a manteiga são responsáveis pelo seu crescimento. 

- A receita super elaborada teria sido desenvolvida pelo francês Claude Lorrain em Roma, no ano de 1635. Mas isso não é comprovado e há outras versões sobre a origem da massa folhada.

Imagem relacionada


Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Deliciosa receita de Yakissoba para você fazer em casa. Origem, curiosidades e receita
Picanha na panela de pressão? Sim é possível!
Aprenda a fazer uma deliciosa panqueca de chocolate
Confira dicas de como escolher as frutas na hora de comprar
Saiba como fazer o par perfeito entre tipos de chocolate e vinhos