54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Aprenda a fazer o Grostoli fofinho, também conhecido como cueca virada

Na Itália é conhecido como um doce de carnaval e possui vários nomes diferentes, conforme a região e o país.

11 Jun. 2018 às 12:31

Cueca virada, ceroula virada, orelha de gato, grostoli ou coscorão, no Brasil e em Portugal, é uma espécie de filhó, um doce feito de massa de farinha de trigo e ovos, estendida numa tira larga e fina, que é frita e depois polvilhada com açúcar. Muitas vezes, antes de fritar, a tira de massa leva um corte no meio para se poder fazer um nó.Este tipo de doce, tradicional em muitos países da Europa está normalmente associado às festas do Natal e Ano Novo e foi levado pelos colonos para várias regiões do mundo.Massa crocante, mais tradicional na ItáliaEste doce teria se popularizado no Brasil a partir da chegada de imigrantes italianos ao país em fins do século XIX.[5]Nas regiões bilígues de alemão e português do Rio Grande do Sul e adjacências, em particular no dialeto Riograndenser Hunsrückisch, o doce também é chamado de Howwel-Spän. Na Itália é conhecido como um "doce de carnaval" e possui vários nomes diferentes, conforme a região do país, sendo os mais conhecidos grostoli, grostói e chiacchiere.Massa macia, mais ao gosto brasileiro.


CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!


No Brasil é completamente ignorado seu vínculo com o carnaval e o doce geralmente é confeccionado com base em receitas que buscam uma massa macia e roliça, muito embora receitas mais tradicionais tenham como objetivo produzir massas crocantes e finas. Costumam ser polvilhadas com açúcar e canela.O nome brasileiro é bem ao gosto galhofeiro do povo do Brasil, eis que aponta uma similitude na aparência de dupla trança do doce com a roupa íntima masculina quando é retirada do corpo após o uso. Outro nome Brasileiro para este doce é Cavaquinho, em referência a sua semelhança com o instrumento Musical. O nome da receita varia muito de região e cultura local.

Tradicional, e delicioso para um lanche da tarde!

GROSTOLI FOFINHO

INGREDIENTES

4 ovos 

2 xícaras açúcar

4 xícaras de farinha trigo 

2 xícaras de leite morno

1 colher de baunilha

3 colheres de nata

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Açúcar e canela à gosto

MODO DE PREPARO

Misturar todos os ingredientes até a massa ficar homogênea, deixar na geladeira por 50 min.

Em uma superfície enfarinhada, espichar a massa com o auxílio de um rolo de macarrão, deixá-la bem fina. Para moldar o GROSTOLI FOFINHO, cortar a massa em retângulos, fazer um corte no meio, e virar um dos lados. Fritar em óleo quente, passar no açúcar com canela. 

A imagem pode conter: sobremesa e comida

100% MARI GROSTOLI FOFINHO

Faça suas encomendas:

(55) 9 9991-5895 


Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Benefícios do consumo de frutas cítricas no inverno
Aprenda a fazer nhoque de batata em casa
Faça bem-casado em casa e não passe mais vontade
Como saber a diferença entre fit, light, diet e zero
Crocante por fora e macia por dentro! Faça receita de Baguete