54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Comece 2018 com o pé direito: confira quatro opções de receitas de Ano Novo

Deixe sua ceia ainda mais gostosa com esses pratos que vão surpreender e encantar toda a família.

27 Dez. 2017 às 12:54

O fim de ano é uma época muito esperada por todos nós. Entre os principais motivos, se não o principal, com certeza são as comemorações que esse período envolve: o Natal e o Ano Novo . Esses feriados são as datas perfeitas para nos reunirmos com família e amigos. Nada mais oportuno do que essas sugestões de receitas de Ano Novo para passar a virada em ritmo de festa.

Confira quatro opções de receitas de Ano Novo , sugeridas pela Swift, que podem fazer parte do seu cardápio na virada. Deixe sua ceia de ano novo ainda mais gostosa com esses pratos que vão te deixar encantado e vão fazer você começar seu ano de 2018 com o pé direito e muito satisfeito.

1) Bombom de Alcatra Ao Molho de Mostarda e Cerveja

Ingredientes

1 peça de bombom de alcatra (1,5kg) 

Sal à gosto 

Pimenta-do-reino preta à gosto 

1 lata de cerveja (350 ml) 

½ embalagem de molho de mostarda 

2 cebolas cortadas em cubos médios 

2 batatas cortadas em cubos médios 

2 cenouras cortadas em cubos médios 

2 batatas doce cortadas em cubos médios 

4 colheres (sopa) de azeite 

½ xícara (chá) de farinha de trigo 

Modo de preparo

Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque-a em uma assadeira com a cerveja e complete com água até cobrir mais da metade da peça. Passe o molho de mostarda sobre a carne, cubra com papel alumínio e leve para assar, em forno médio pré-aquecido, por cerca de 3 horas ou até que esteja macia, virando a carne de hora em hora. Caso necessário, acrescente mais líquido na assadeira.

Enquanto isso, em uma assadeira antiaderente, misture a cebola, as batatas e a cenoura. Tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite. Leve ao forno, junto com a carne por cerca de 1 hora ou até que os legumes estejam macios.

Assim que retirar a carne do forno, corte-a em fatias e deixe descansar por 5 minutos no caldo da assadeira. Na sequência, separe o caldo, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo. Acrescente a farinha diluída em 1 xícara (chá) de água e misture até que o caldo tome corpo. Não pare de mexer para que não forme grumos. Sirva a carne com o molho e acompanhada dos legumes.

Tempo de preparo:  1 hora (+tempo de forno)

Rendimento:  6 porções


2) Bacalhau com Brócolis


Ingredientes

2 cebolas grandes picadas em meia lua 

1 colher (sopa) de manteiga sem sal 

5 batatas grandes fatiadas finamente 

1 kg de bacalhau em postas dessalgado  

1 embalagem de brócolis descongelado e cortado grosseiramente 

Folhas de 1 maço de salsa picada 

¼ de xícara (chá) de azeitona preta sem caroço picada 

2 ovos cozidos cortados em rodelas 

¼ de xícara (chá) de azeite 

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque as cebolas com a manteiga e, em fogo baixo, refogue até caramelizarem. Durante este processo, mexa sem parar para que não queime. Reserve.

Em uma panela grande, coloque o bacalhau e cubra com água o suficiente. Leve ao fogo médio e, pouco antes de levantar fervura, desligue e escorra a água. Em seguida, limpe as postas de bacalhau, dispensando a pele, as cartilagens, as espinhas e reserve.

Unte um refratário (25 cm x 25 cm) que possa ir ao forno com azeite e coloque uma camada de batata, temperando com sal. Regue com um fio de azeite, coloque os brócolis, os ovos e tempere com mais sal. Repita o procedimento da camada de batata e depois acrescente metade do bacalhau com a salsa, reservando ¼ para finalizar. Tempere com mais sal e azeite.

Repita o procedimento da batata e adicione a cebola com a azeitona, temperando com sal e azeite. Faça mais uma camada de batata, bacalhau e batata repetindo os procedimentos.

Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio, pré-aquecido a 180ºC, por 1h30min ou até que a batata esteja macia. Finalize com a salsa e sirva na sequência.

Tempo de preparo:  30 minutos (+ tempo de forno)

Rendimento:  6 porções


3) Lagarto Recheado com Bacon e Uva Passa


Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite 

½ xícara (chá) de bacon  

½ xícara (chá) de uva passa 

1,2 kg de lagarto  

2 colheres (sopa) de tempero para carne  

2 colheres (sopa) de óleo vegetal 

3 dentes de alho picados 

2 cebolas cortadas em cubos grandes 

4 tomates picados 

400g de batata bolinha cortadas ao meio

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque o azeite e doure o bacon. Junte a uva passa, misture e reserve.

Com o auxílio de uma faca bem afiada, abra um furo no meio da peça, recheie com a mistura de bacon e uva passa e feche com a ajuda de palitos de dente. Na sequência, tempere-a com o tempero para carne e, na mesma panela em que dourou o bacon, adicione o óleo vegetal para doure todos os lados da peça. Reserve.

Em fogo baixo, refogue o alho e a cebola até que fiquem macios e levemente dourados. Acrescente o tomate e refogue até obter a consistência de um purê. Junte a carne e cubra com água o suficiente.  Deixe cozinhar por cerca de uma hora na pressão.

Depois de retirada a pressão, junte a batata e deixe cozinhar, com a tampa aberta, até que a esteja macia, o caldo tenha reduzido pela metade e fique com a consistência de molho.

Tempo de preparo:  1h30min

Rendimento:  6 porções

4) Pernil de Cordeiro com Cenoura Baby


Ingredientes

3 colheres (sopa) de tempero para cordeiro 

5 dentes de alho picados 

3 colheres (sopa) de óleo vegetal 

1 embalagem de pernil de cordeiro 

½ garrafa de vinho branco ou tinto (375 ml) 

2 cebolas cortadas em meia lua 

2 embalagens de cenoura baby 

Modo de preparo

Um dia antes de servir a receita, faça uma mistura com o tempero para cordeiro, o alho e o óleo. Reserve. Com o auxílio de uma faca afiada, faça furos na parte da capa de gordura do pernil e tempere com a mistura reservada. Coloque-o em uma assadeira e regue com o vinho. Mantenha na geladeira e a cada 3 horas, vire a peça para que fique temperada por completo.

No dia seguinte junte a cebola e complete a assadeira com água. Cubra com papel alumínio leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 4 horas, ou até que a carne esteja macia. A cada hora de cocção, vire o pernil. Assim que já estiver cozido, acrescente as cenouras e cozinhe por mais 10 minutos.

Tempo de preparo:  1hora (+ tempo de marinada, + tempo de forno)

Rendimento:  5 porções




Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Licor de folha de figueira e Licor de figo
Uma receita muito saborosa de picanha recheada com queijo
Surpreenda seu amor com estas receitas para o Dia dos Namorados
Aprenda a fazer o Grostoli fofinho, também conhecido como cueca virada
Macarrão de forno cremoso, confira uma receita muito saborosa