54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Crocante por fora e macia por dentro! Faça receita de Baguete

Aprenda como preparar pão que pode ser servido a qualquer momento. É sucesso garantido.

08 Ago. 2018 às 18:22

A baguete tem duas versões diferentes, que poderiam explicar a sua origem. A primeira versão diz que o pão na forma de baguete apareceu na época de  Napoleão.  Até então o pão era redondo para melhor conservação. A baguete teria sido inventado pelos padeiros de Napoleão para que o pão fosse mais facilmente transportado pelos soldados. Eles,teriam que carregar a baguete  ao longo de suas pernas (dentro de bolsos). Imagina -se  o estado da baguete após um longo dia de caminhada ... Mas esta história é duvidosa, pois os uniformes dos soldados na época , impossibilitariam o transporte e incomodariam a locomoção dos soldados do Império. Outra teoria é que o pão na forma de uma baguete teve sua origem, em Viena. O pão vienense teria sido trazido para a França no século XIX, e a baguete, então, teria se popularizado na década de 1920 em Paris, porque a sua preparação requer menos tempo para amassar e cozer que o pão redondo.  Seria o resultado de uma lei que proibia o trabalho dos  padeiros  antes das 4 horas da manhã.


Hoje, mesmo que se ignora com precisão a sua origem, nós a encontramos facilmente em várias padarias, utilizadas nos sanduíches, no café da manhã,  com queijo ou simplesmente como acompanhamento.

Pequeno truque;  para saber se a baguete está boa, você tem que apertá-la e ela deve voltar à sua forma original.

Ingredientes

- 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (1kg)

- 3 colheres (chá) de fermento seco (10g)

- 3 xícaras (chá) de água (720ml)

- 2 colheres (chá cheia) de sal (10g)

Modo de Preparo

1 - Em uma tigela misture 6 xícaras (chá) de farinha de trigo com 3 colheres (chá cheia) de fermento seco. Depois junte 3 xícaras (chá) de água, 2 colheres (chá) de sal e mexa até incorporar os ingredientes. Em uma superfície lisa e enfarinhada sove a massa levemente, por 5 minutos. Volte a massa para a tigela polvilhada com farinha de trigo, cubra a tigela com um filme plástico e deixe descansar por 40 minutos.

2 - Depois deste tempo, transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada, divida em 8 porções (200g), modele no formato de baguete e coloque numa assadeira levemente untada com óleo e polvilhada com farinha, deixe até dobrar de tamanho num lugar protegido de vento (cerca de1 hora).

3 - Com um estilete faça cortes superficiais transversais nas baguetes, polvilhe um pouquinho de farinha de trigo e leve ao forno a 220ºC. Coloque também dentro do forno, na parte de baixo, uma tigela com água fervente. Asse as baguetes por mais ou menos 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva em seguida.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Baguete (Foto: Mais Você/Gshow)

Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Ovo no abacate uma receita muito nutritiva e que ajuda a emagrecer
Por que a garrafa é marrom? 10 coisas sobre a cerveja que talvez você não saiba
Bom humor garantido: veja lista e receita de alimentos que te deixam mais feliz
Receitas de Strogonoff de Frango Light
Bolo invertido de abacaxi com calda de pimenta