54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Lasanha de frigideira

Esta receita de Lasanha de frigideira é extremamente prática, fácil de fazer e fica pronta rapidinha! Vale muito a pena testar em casa.

25 Nov. 2018 às 20:53

A lasanha, no Brasil, trata-se de um prato de camadas que possui a junção de massas de macarrão em formato de folhas com queijos e diversos tipos demolho, sendo o tradicional, de tomate. O termo Lasanha vem do grego “lasanon” que significa pote de quarto e mais tarde os romanos definiram como pote de cozinha através do termo “lasanum”. A lasanha éde origem da cultura italiana, assim como diversos tipos de massas que foram trazidas pelos italianos para o Brasil.

No início a massa – feita por farinha de trigo e água, vinho ou ovos – era abertacom um rolo de madeira chamado “laganaturum” ou lasanhador e a era cortada em formas de quadrados ou losangos e cozidos em caldo de carnes ou de vegetais. No século XVI, na região de Bologna na Itália,os cozinheiros da época criaram uma maneira de colocar recheio na “lasagna” sendo uma camada sobre a outra. Por volta de do ano de 1720 na região da Sicília, as mulheres de pescadores e carreteirosrealizaram uma combinação denominada “ammogghiu trapanisi” que tratava-se de uma camada de massa cozida em uma vasilha untada de azeite misturadas com tomate, sal, manjericão e anchovas ou atum. Já noséculo XVIII os cozinheiros italianos criaram um tipo de massa esverdeado que continha espinafre e que era combinado com um molho de carne moída, balsamella, e fatias de mussarela entre cada lâmina demassa.

Por fim, pode-se concluir que a lasanha é um tipo de massa de origem italiana e que logo após ser desenvolvido veio ao Brasil no século XIX e XX – de 1880 até 1930 – com os imigrantesitalianos, disseminando sua culinária no país se tornando tradição nos estados sudeste e sul do país, assim como a macarronada, o canelone e outros pratos típicos produzidos por massas.


Ingredientes da Lasanha de frigideira

3 colheres (sopa) de azeite

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

1 tomate picado

1 lata de molho de tomate

Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 folhas de massa para lasanha fresca

1 pote de requeijão cremoso (200g)

1/2 caixa de creme de leite (100g)

250g de presunto fatiado

300g de queijo mussarela fatiado

Modo de preparo

Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho até dourar. Adicione o tomate, o molho, sal, pimenta e cozinhe por 5 minutos. Desligue e reserve. Em uma frigideira antiaderente grande, intercale camadas de molho, de massa, de requeijão misturado com creme de leite, de presunto e de queijo. Repita as camadas, terminando em queijo. Leve ao fogo baixo com a frigideira tampada por 7 minutos ou até cozinhar a massa e derreter o queijo. Retire e sirva na própria frigideira.

Rendimento: 3 porções

Tempo: 30min

Dificuldade: fácil

Imagem relacionada

Fotos: DIVULGAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Como fazer uma tradicional Rabanada de Natal
Mousse de chocolate com abacate: uma opção saudável e rica em gorduras boas
O Natal fica muito mais saboroso com o delicioso figo nas receitas
Receita de doce de casca de melancia
Então é Natal! Duas receitas de chester pra você inovar na ceia deste ano