54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Polenta na chapa ou brustolada sempre uma delicia

Tem acompanhamento melhor do que polenta? Seja brustolada, seja frita, cada uma tem seu estilo, mas as duas são deliciosas.

10 Set. 2018 às 18:17

Polenta é um prato trazido pelos imigrantes italianos que faz parte da alimentação diária da maioria das famílias das regiões colonizadas por italianos no Rio Grande do Sul. A polenta brustolada consiste em “sapecar” a polenta em uma chapa muito quente para que forme uma casquinha por fora e continue macia por dentro.

Desta vez a dica é uma  deliciosa polenta brustulada ou também polenta na chapa como é conhecido pela maioria, mas com um toque de sofisticação, ela foi recheada com muçarela e lombo defumado, afinal uma refeição preparada com carinho sempre precisa de um “que” a mais.


CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!



INGREDIENTES

1 xícara de chá de fubá amarelo

2 xícaras de caldo de carne

2 fatias de queijo muçarela

2 fatias de lombo defumado

1 cebola grande

2 bifes de coxão mole

Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela coloque 1 xícara do caldo de carne para ferver, quando ferver hidrate o fubá com a outra xícara de caldo e adicione a panela. Quando a polenta começar a borbulhar baixe um pouco o fogo e em fogo médio cozinhe por cerca de 25 a 30 minutos, sempre mexendo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Unte um refratário de 20cm x 20cm e coloque a polenta para esfriar, espalhe a polenta no refratário de forma uniforme alisando a parte superior alise bem a parte superior para que quando fritar sua polenta fique com os lados bem lisos.

O ideal é preparar de um dia para o outro, assim sua polenta estará bem fria e firme.

Corte a polenta em forma de círculos ou quadrada, da maneira que preferir, passe um pouco de óleo em um dos lados e leve a uma chapa de ferro bem quente para dourar, pode ser feita em uma frigideira, mas o resultado não será o mesmo. Deixe dourar por 3 a 5 minutos e vire.

Quando já estiver dourada dos dois lados coloque uma fatia de queijo e uma de lombo sobre um pedaço de polenta e cubra com outro pedaço, deixe na chapa até o queijo derreter e sirva acompanhada do bife acebolado.

Enquanto o queijo derrete prepare o bife. Tempere os bifes com sal e pimenta e em uma frigideira antiaderente, bem quente, coloque os bifes para fritar (eu sempre prefiro passar a gordura na carne, ao invés de colocar na frigideira) por 3 minutos de cada lado, depois de fritos retire e coloque em um refratário no forno pré-aquecido a 60oC para mantê-los aquecidos. Coloque um pouco de óleo na frigideira e refogue a cebola até ela ficar bem dourada, coloque um pouco de água para desgrudar tudo que está no fundo da frigideira e fazer um molho cheio de sabor. Retorne os bifes a frigideira com a cebola por cima dos bifes e sirva.

Serve 2 pessoas


Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Aprenda duas maneiras de fazer um delicado e prático Tiramisu
Sopa de capeletti
Receita de cachorro-quente: veja versões mais saudáveis para não sair da dieta
Taça de creme com bananas carameladas
Macarrão ao molho pesto: receita é simples e muito saborosa para o dia a dia