54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Receitas light com macarrão e dicas para "emagrecer" o prato

Sim, é possível se deliciar com um prato de macarrão sem acabar com a dieta.

29 Out. 2018 às 11:19

Em Outubro 25 foi comemorado o dia do macarrão, mas todo dia é dia de comer está delicia e, com algumas dicas bem simples se serem seguidas, dá para incluir essa delícia no cardápio sem acabar com a dieta. Além disso, algumas receitas light com macarrão são práticas e ficam prontas em meia hora.  As receitas light com macarrão levam ingredientes leves e frescos, que conferem um sabor especial à massa e também ajudam na questão da dieta balanceada. A combinação deles, por exemplo, pode deixar o prato com um menor índice glicêmico. 

A dica mais simples para "emagrecer" o prato é optar por versões integrais da massa. Elas já possuem um índice glicêmico menor que as tradicionais, feitas de farinhas brancas, e, com isso, a absorção de açúcar pelo organismo é menor. Os alimentos com baixo índice glicêmico não produzem tantos picos de insulina e por isso fazem sucesso nas dietas - tais picos resultam em mais açúcar nas células e o açúcar que acaba não sendo consumido e vira gordura acumulada. 


CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Além disso, as massas integrais são fontes de fibras e esse nutriente, aliado ao menor índice glicêmico, faz com que se tenha a sensação de saciedade por mais tempo, algo bem interessante para quem está em uma dieta para perder peso . 

Outro ponto importante é a combinação de ingredientes. Mesmo se optar pela massa tradicional, vale tentar agregar à receita uma fonte de proteína ou verduras e legumes, fontes de fibras. Esses ingredientes ajudarão a diminuir o índice glicêmico do prato como um todo. Veja mais detalhes de como fazer o macarrão caber na dieta . 

Aí entram também as receitas mais levinhas . De nada adianta escolher um macarrão integral e carregá-lo de ingredientes como molho branco, queijos gordurosos e embutidos. O ideal é combinar a massa com ingredientes frescos e leves. Veja algumas sugestões: 

Receitas light com macarrão

Receitas light com macarrão: abobrinha é um bom ingrediente a ser combinado com a massaUm legume que combina muito bem com a massa é a abobrinha. Ela pode ser combinada com queijo cottage, por exemplo. Para essa receita, você vai precisar de: 

2 colheres (sopa) de azeite 

450 g de abobrinhas fatiadas na diagonal em tiras finas e longas 

500 g de massa longa tipo espaguete 

½ xícara (chá) de queijo cottage 

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

O primeiro passo é preparar a abobrinha no forno. Leve as fatias para assar em uma assadeira untada com azeite. Para temperar, use sal e pimenta. Deixe no forno por 20 minutos, virando as fatias, até que as fiquem macias e um pouco douradas. 

Enquanto a abobrinha está no forno, faça o macarrão se sua preferência. Cozinhe a massa em água com sal pelo tempo indicado pelo fabricante. 

Depois, basta escorrer a massa cozida, juntas as fatias de abobrinha e completar a receita com queijo cottage e um fio de azeite, para agregar gordura boa ao prato. 

Outras sugestões para "emagrecer" o macarrão

Receitas light com macarrão: salmão é uma opção leve para combinar com a massaPara seguir a dica de adicionar proteína à receita do macarrão, uma opção interessante é incluir peixes na receita, como sardinha ou salmão. Eles também são fontes de gorduras boas e ômega 3, por exemplo. Para quem quer fugir das carnes e dos produtos de origem animal, os cogumelos, com o shitake, são boas fontes de proteína. 

Vale também se atentar ao molho nas receitas light com macarrão, alguns truques e preparações. Relembre como fazer molho de tomate, molho branco light e um falso molho branco e um molho com cogumelos . 



Fotos: divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Receitas com batata doce
Sobrou arroz? Que bom, aprenda como aproveitar com essas receitas deliciosas
Receita do dia, pão de queijo de liquidificador
Drinks com espumante para animar ainda mais seus momentos
Os mitos e as verdades sobre a cerveja: tire suas dúvidas