54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Taça de creme com bananas carameladas

Sobremesas para o final de semana ficar mais doce com uma receita simples, descomplicadas e bem saborosas.

08 Set. 2018 às 15:04

A banana é uma das frutas mais populares no mundo: elas é nutritiva, contém fibras e antioxidantes. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos.Quando a banana é verde, ela é rica amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.A banana também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Ingredientes

Para o creme

3 colheres (sopa) de maisena

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite

1 ovo

6 gemas

¾ de xícara (chá) de açúcar

80 g de manteiga

1½ colher (chá) de essência de baunilha

Para a banana

1 xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de água

4 bananas (nanica ou prata) descascadas e cortadas em fatias na diagonal

Modo de Preparo

Para o creme 

Dissolva a maisena e a farinha de trigo em 200 ml de leite e em seguida acrescente o ovo, as gemas e o açúcar. Coloque em uma panela, de preferência de fundo grosso e despeje o leite restante. Leve ao fogo moderado, mexendo sem parar, até engrossar e começar a borbulhar. Retire do fogo e acrescente a manteiga. Coloque na batedeira e deixe bater em velocidade baixa com a pá apenas para esfriar. Passe por uma peneira fina e coloque em uma tigela. Cubra a superfície com filme plástico para não formar película. Tampe e guarde na geladeira (pode ser feito com 1 dia de antecedência). 

Para a banana 

Em uma panela, leve o açúcar ao fogo, mexendo sempre por 5 minutos ou até caramelar. Derrame a água aos poucos pela parede interna da panela e mexa até dissolver o caramelo. Deixe ferver por mais 5 minutos até engrossar um pouco. Junte a banana e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos, sem mexer para não desmanchar a fruta. Retire do fogo e reserve. Distribua o creme em taças individuais e na hora de servir, derrame colheradas da banana com o caramelo. 

Benefícios da Banana

- Rica em potássio, perfeita para baixar a pressão arterial.

- Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

- A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

- Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

- Rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.

- Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz-se os níveis de potássio no organismo. A banana, rica nesse mineral, pode ajudar a reequilibrar esse potássio no organismo.

- Além de garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, a banana ajuda melhorar a sensação de bem-estar.

Imagem relacionada



Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Receitas com batata doce
Sobrou arroz? Que bom, aprenda como aproveitar com essas receitas deliciosas
Receita do dia, pão de queijo de liquidificador
Drinks com espumante para animar ainda mais seus momentos
Os mitos e as verdades sobre a cerveja: tire suas dúvidas