54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Taça de creme com bananas carameladas

Sobremesas para o final de semana ficar mais doce com uma receita simples, descomplicadas e bem saborosas.

08 Set. 2018 às 15:04

A banana é uma das frutas mais populares no mundo: elas é nutritiva, contém fibras e antioxidantes. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos.Quando a banana é verde, ela é rica amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.A banana também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Ingredientes

Para o creme

3 colheres (sopa) de maisena

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite

1 ovo

6 gemas

¾ de xícara (chá) de açúcar

80 g de manteiga

1½ colher (chá) de essência de baunilha

Para a banana

1 xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de água

4 bananas (nanica ou prata) descascadas e cortadas em fatias na diagonal

Modo de Preparo

Para o creme 

Dissolva a maisena e a farinha de trigo em 200 ml de leite e em seguida acrescente o ovo, as gemas e o açúcar. Coloque em uma panela, de preferência de fundo grosso e despeje o leite restante. Leve ao fogo moderado, mexendo sem parar, até engrossar e começar a borbulhar. Retire do fogo e acrescente a manteiga. Coloque na batedeira e deixe bater em velocidade baixa com a pá apenas para esfriar. Passe por uma peneira fina e coloque em uma tigela. Cubra a superfície com filme plástico para não formar película. Tampe e guarde na geladeira (pode ser feito com 1 dia de antecedência). 

Para a banana 

Em uma panela, leve o açúcar ao fogo, mexendo sempre por 5 minutos ou até caramelar. Derrame a água aos poucos pela parede interna da panela e mexa até dissolver o caramelo. Deixe ferver por mais 5 minutos até engrossar um pouco. Junte a banana e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos, sem mexer para não desmanchar a fruta. Retire do fogo e reserve. Distribua o creme em taças individuais e na hora de servir, derrame colheradas da banana com o caramelo. 

Benefícios da Banana

- Rica em potássio, perfeita para baixar a pressão arterial.

- Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

- A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

- Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

- Rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.

- Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz-se os níveis de potássio no organismo. A banana, rica nesse mineral, pode ajudar a reequilibrar esse potássio no organismo.

- Além de garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, a banana ajuda melhorar a sensação de bem-estar.

Imagem relacionada



Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Aprenda duas maneiras de fazer um delicado e prático Tiramisu
Sopa de capeletti
Receita de cachorro-quente: veja versões mais saudáveis para não sair da dieta
Polenta na chapa ou brustolada sempre uma delicia
Macarrão ao molho pesto: receita é simples e muito saborosa para o dia a dia