54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

CDL-BG oferece curso para gerenciamento de crédito

A adoção de simples regras pode ajudar no combate à inadimplência - e também a diminuir o prejuízo no comércio de Bento Gonçalves, hoje, na casa dos R$ 11 milhões.

12 Mar. 2018 às 07:38

A adoção de simples regras pode ajudar no combate à inadimplência - e também a diminuir o prejuízo no comércio de Bento Gonçalves, hoje, na casa dos R$ 11 milhões. É isso que pretende ensinar o curso Gestão de Crédito e Cobrança, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nos dias 13 e 14 de março.

Nos encontros, a consultora Maria Cristina de Lima Frosi abordará assuntos como os fatores geradores de inadimplência, análise e liberação de crédito, estratégias de cobrança e higienização de carteira, entre outros tópicos. A proposta é mostrar aos participantes como o crédito é um departamento vital para o andamento salutar da empresa. "Por isso, o assunto não pode ser tratado de forma empírica, precisa ser encarado com profissionalismo", adverte. 

Para a boa gestão do crédito, a especialista orienta as empresas a diagnosticarem o perfil do comprador, realizando um "scoring" deles - espécie de avaliação por nota para concessão de empréstimo, de acordo com variáveis como profissão e idade. Outra dica é enrijecer a liberação do crédito, ainda mais em épocas de crise, quando muitas lojas acabam buscando o faturamento de forma mais imponderada. “A inadimplência nasce da má gestão, já que a concessão de crédito é uma deliberação exclusiva do lojista. É uma consequência, não uma causa", comenta. Para evitá-la, a consultora sugere a profissionalização do setor de crédito, a cobrança imediata do devedor - sem a espera de 30 dias - e a negativação - anúncio do inadimplente ao mercado.

O curso Gestão de Crédito e Cobrança será ministrado na sala de treinamento da CDL-BG, no Ed. Zanoni (Mal. Deodoro, 139 - 5° andar), das 19h30min às 22h30min. O investimento é de R$ 130 para associados e de R$ 190 para não associados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455.0566 ou pelo e-mail cdltreinamento@cdlbento.com.br.

Foco no atendimento

Outro gargalo do comércio – o atendimento ao cliente – também ganha espaço na agenda de capacitações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) durante o mês de março.  

Nos dias 20, 21 e 23, a entidade oferece o curso Atendimento ao Cliente. Nos encontros, a administradora Roberta Oselame, pós-graduada pela UCS em Gestão Empresarial, desenvolverá habilidades nos participantes a fim de que atuem e planejem ações para a satisfação e a fidelização de clientes. O conteúdo programático prevê a abordagem de tópicos como significado do atendimento, marketing de relacionamento, como atender, comportamento assertivo, entre outros assuntos.

As aulas, na sala de treinamento da CDL (Mal. Deodoro, 139, 5º andar – Ed. Zanoni), serão das 19h30min às 22h30min. O investimento é de R$ 130 para associados e de R$ 190 para não sócios. Associado do Sicredi tem desconto especial. Informações e inscrições pelo e-mail cdltreinamento@cdlbento.com.br ou pelo telefone (54) 3455-0566.


Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Horário de verão vai iniciar em novembro
Mais de 300 candidatos desistem do concurso da Guarda Civil
Setor moveleiro fecha primeiro semestre com crescimento
Bolsonaro segue liderando em nova pesquisa
Comunidade é convidada a se engajar na luta contra o câncer infantil