54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Famílias que não conseguiram vagas na Educação Infantil terão que esperar até fevereiro

Dezenas de famílias ficaram de fora das matrículas online para crianças de 0 a 3 anos e estão no desespero por não terem onde deixar seus filhos. Smed pede calma aos pais.

06 Dez. 2018 às 12:24

Como acontece todo o final de ano, mais uma vez dezenas de famílias correm atrás de vagas nas escolas de Educação Infantil de Bento Gonçalves. Mesmo com o requisito das matrículoas online, o problema continua e muitos pais já estão desesperados por não terem a expectativa de conseguirem creches para seus filhos. A Secretaria Municipal de Educação informa que os pais precisam ter calma e esperar até o mês de fevereiro por uma posição definitiva.

A reportagem do Notícias de Bento recebeu reclamações de vários pais revoltados com a situação. A maior reclamação deles é a falta de informação correta sobre o problema. Alguns revelam que foram chamados nas escolas de educação infantil, levaram a documentação e depois foram informados que não havia vaga para seus filhos. Muitos procuraram o Conselho Tutelar, que orientou os pais a procurarem a Defensoria Pública. "Só não quero ser feita de boba, como aconteceu neste ano. Fui de um lado para outro, entreguei todos os documentos pedidos e no fim não consegui uma vaga para a minha filha", afirma uma das mães que entraram em contato com a reportagem do NB.

A Secretaria Municipal de Educação informa que a primeira etapa de chamamento para as matrículas de crianças de 0 a 3 anos nas Escolas Municipais Infantis já foi realizada, preenchidas as vagas de Berçário I e transferências solicitadas. Nesta semana as escolas estão recebendo os documentos já informados na inscrição on-line, para segunda etapa. Desta forma as famílias serão chamadas pela Secretaria de Educação na segunda quinzena de janeiro e também em fevereiro, para o ajuste de novas vagas, através da compra de vagas ou em possíveis desistências.

Conforme a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques agora a Smed está realizando o recolhimento dos documentos das inscrições já realizadas no site. É preciso compreensão dos pais, pois em janeiro e fevereiro eles serão chamados novamente para estes ajustes. Nossa equipe está à disposição para sanar qualquer dúvida", destaca.

A Smed trabalha com a expectativa de abertura de mais 320 vagas no início de 2019. Está prevista a conclusão das obras nas Escolas de Educação Infantil Bertolini e Santa Fé, com 120 vagas cada uma, totalizando 240, e a construção de módulos em três escolas, o que irá possibilitar a abertura de mais 80 vagas. 

Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Desfile Cênico Buon Natale espera pela comunidade de Bento
Falta d'água atormenta moradores de vários bairros
Vereadores votam seis projetos na sessão desta segunda-feira, 17
GAECO começa a ouvir vereadores no caso do Plano Diretor
Sine oferece 46 vagas de trabalho nesta semana