54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Praça do CEU conta com Telecentro Comunitário

O espaço é aberto para pesquisas, jogos e acesso às redes sociais e conta com uma instrutora de informática.

09 Ago. 2018 às 18:55

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no Bairro Ouro Verde, passou a contar com uma nova atividade nesta semana: o Telecentro Comunitário. O espaço conta com mais de dez computadores com acesso à internet. Em quatro dias de funcionamento, cerca de 140 pessoas frequentaram o local.

“Desde a abertura, o espaço permanece lotado. As crianças e adolescente frequentam a praça para realização de oficinas e prática de esportes, e no intervalo dessas atividades utilizam os computadores para pesquisas, jogos, música e acesso às redes sociais. Eles estavam numa grande expectativa à espera da abertura do Telecentro”, observou a coordenadora da Praça CEU, Patrícia Da Rold. O ambiente é aberto também para adultos. 

Para dar orientação aos usuários foi contratada, em forma de estágio, a instrutora de informática Daniele Giotto. Ela foi beneficiada por meio do Projeto Acessuas Trabalho, da Secretaria de Habitação e Assistência Social, e participou do Curso Básico de Informática promovido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTEC). Após concluir a formação, foi oportunizada a vaga de estágio no Telecentro.

Daniele é moradora do Ouro Verde e já participava das atividades realizadas na Praça. Junto com sua mãe Terezinha, ela buscou se qualificar e juntas participaram do Curso de Informática. “Não tenho palavras para descrever a oportunidade que tive fazendo o curso. Aprendi várias coisas que não fazia nem ideia, jeitos mais faceis de pesquisar os conteúdos e até mesmo coisas que nunca mais vou esquecer. Quando me falaram que o professor tinha me indicado para trabalhar no Telecentro, eu fiquei muito feliz, pois não estava esperando. Sei que com este estágio irei aprender muitas coisas novas que me ajudarão a conseguir entrar na área de trabalho com mais facilidade”, afirma.  

O Programa Acessuas Trabalho visa articular, mobilizar e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para garantir o direito de cidadania e à inclusão ao mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora do setor de educação da CTEC, Fernanda Nardini Tecchio, futuramente serão implantados no Telecentro cursos de inclusão digital para crianças, adolescentes e terceira idade. 

 

Fotos: divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Bento Gonçalves será a capital nacional da música por quatro dias
TSE adia para domingo anúncio de medidas contra fake news
Bento sedia primeira edição do Congresso da Transformação Digital
Prefeitura capacita 900 servidores da Educação Infantil
Dicas para o trabalho não prejudicar sua vida em família