54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Viticultura brasileira em debate na Wine South America

Painel Wine Conference trará renomados especialistas falando do enoturismo à gastronomia, do ensino e pesquisa à comercialização.

09 Ago. 2018 às 21:04

A primeira edição da Wine South America chega à Serra Gaúcha, em setembro, para incentivar a comercialização e o consumo do vinho brasileiro. Um bom meio de atingir a esse propósito, além de reunir num único lugar mais de 250 expositores, é conhecer e entender a produção nacional - e todos os segmentos que, direta ou indiretamente, são influenciados por ela.

De 26 a 29 de setembro, renomados especialistas e profissionais do vinho se reúnem no Parque de Eventos, em Bento Gonçalves, para a Wine Conference, uma série de painéis que detalha a viticultura brasileira. Do enoturismo à gastronomia, do ensino e pesquisa à comercialização, das indicações geográficas ao impacto socioeconômico do plantio de uvas no Nordeste, inclusive com espaço para conhecer as tendências de consumo das bebidas vinícolas – pautas que ajudam a compreender como o país trabalha a questão vitivinícola serão abordadas em 20 palestras (veja quadro).

A capacitação soma-se a outras frentes de atuação da Wine South America, como o foco na comercialização e na aproximação do mercado com produtores, na busca por um setor cada vez mais profissional. "A Wine Conference é uma oportunidade para diagnosticar processos e procedimentos adotados no Brasil quanto a sua atuação na viticultura, contribuindo para o aumento de sua competitividade global", comenta Alberto Piz, diretor do grupo Milanez & Milaneze, promotor da Wine South America.

Os interessados em participar podem adquirir seus ingressos antecipadamente pelo site www.winesa.com.br.

 

Programação da WineConference

 

26 de setembro | Quarta-feira

15h: Diferentes indicações geográficas do Brasil, com Jorge Tonietto, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.

16h: Conjuntura e Perspectivas da Vitivinicultura Brasileira, com José Fernando da Silva Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.

17h: Produção de vinhos seguros e de qualidade como diferencial para conquistar mercado, com Jacinta B. Valente, engenheira de alimentos e sócia proprietária da Biscotteria Itallinni.

 

27 de setembro | Quinta-feira

13h: Comercialização, com Ademir Brandelli, enólogo e sócio proprietário da Vinícola Don Laurindo, e Natália Zandonai, enóloga e sócia proprietária do Cobo Wine Bar.

14h: Cozinha de Natureza, com Rodrigo Bellora, Chef de Cozinha e proprietário do restaurante Valle Rustico.

14h: Ensino e Pesquisa, com Lucas Dal Maggro, enólogo doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mariana Dullius, professora de Enologia no IFSC Campus Urupema.

15h00 – Viticultura, com Marcio Dallé, supervisor de viticultura da Moet Hennessy do Brasil - Vinhos e Destilados, e Leonardo Ferrari, enólogo e gerente da Vinícola Abreu Garcia e técnico dos sucos de uva Questo Si.

15h: Palestra Brasil Vitivinicola, com Mauricio Roloff - sommelier, jornalista e professor do curso de gastronomia da Unisinos.

16h: Enologia / Enogastronomia, com Giovanni Ferrari, enólogo da Vinícola Salton, e Bruna Dachery, coordenadora e docente do curso Tecnologia em Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul.

16h: Temas Emergentes em Vitivinicultura, com Marcos Gabardo, professor da Unipampa.

17h: Divulgação e Comunicação, com Sandy Corso, enóloga e sommelier da Vinícola Salton.

18h: Enoturismo, com Bruna Cristófoli, enóloga responsável, técnica e gestora comercial da Vinícola Cristófoli e representante comercial para o Brasil da JM Gonçalves Tanoaria, e Roberto Cainelli Jr, enólogo e sócio proprietário da Vinicola Cainelli, membro do Comitê de mercado do Ibravin e presidente da Associação Vale do Rio das Antas.

 

28 de setembro | Sexta-feira

13h: O Centro do Patrimônio e Cultura do Vinho – CEPAVIN, com Vander Valduga, professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do CEPAVIN, e Rosa Medeiros, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13h30: Enoturismo e o papel do profissional enólogo, com Hernanda Tonini, bacharel e mestre em turismo, doutora em desenvolvimento rural e coordenadora de pós-graduação do IFRS Campus Bento Gonçalves.

14h30: O sommelier e os desafios nos canais de distribuição de vinho no Brasil, com Wagner Gabardo, proprietário da escola de sommeliers Alta Gama em Curitiba.

15h30: Slow Food e Hospitalidade no Brasil, com Vander Valduga, professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do Centro do Patrimônio e Cultura do Vinho.

16h30: Paisagem, Patrimônio e Vinho, com Rosa Medeiros, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17h30: Enoturismo na França, com Vagner da Silva Machado, professor e pesquisador.

 

29 de setembro | Sábado

13h: Indicações geográficas e marcas registradas: duas ferramentas para construir a reputação de sua marca de vinhos no mercado mundial, com Giovani Orsoni, advogado italiano e inglês, representante de marcas europeias, diretor da empresa De Simone & Partners.

14h: Impactos sociais e econômicos da produção de uva no Nordeste brasileiro, com Sofia Hauschild, assessora comercial e econômica.

 

SERVIÇO

O quê: Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.

Quando: de 26 a 29 de setembro

Onde: Bento Gonçalves, RS

Endereço: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Inscrições: Valores para consulta no site.

Informações: www.winesa.com.br

Fotos: divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Bento Gonçalves será a capital nacional da música por quatro dias
TSE adia para domingo anúncio de medidas contra fake news
Bento sedia primeira edição do Congresso da Transformação Digital
Prefeitura capacita 900 servidores da Educação Infantil
Dicas para o trabalho não prejudicar sua vida em família