54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Os animais de estimação mais indicados para pessoas idosas

Os pets trazem inúmeros benefícios, mas é preciso escolher o que tenha características compatíveis com a rotina do idoso.

16 Abr. 2018 às 11:13

A presença dos animais de estimação trazem inúmeros benefícios para os idosos. Com a chegada da terceira idade, as pessoas começam a desenvolver problemas como dificuldade de locomoção, esquecimento, fragilidade da saúde, entre outros. Um bichinho em casa contribui para a melhora de todas essas complicações, além de tornar o dia muito mais feliz. 

No caso da saúde física, idosos com animais de estimação tendem a serem mais ativos. Eles precisam exercitar o corpo regularmente para que nada se atrofie, e por isso um bichinho é perfeito. O cachorro, por exemplo, necessita de passeios frequentemente, então acaba sendo um estímulo para o dono sair e fazer atividade física também. 

VOCÊ JÁ SE INSCREVEU NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE?

Além disso, um animalzinho ajuda a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca, consequentemente diminui as chances de uma parada cardíaca e aumenta a expectativa de vida. O humor também melhora consideravelmente. Brincar e rir com o bichinho deixa a pessoa leve, menos preocupada e mais feliz. 

A saúde emocional é outro fator que melhora graças a um animal de estimação. Com a chegada da velhice é comum a pessoa se sentir sozinha ou isolada, porém um bichinho resolve esse problema. Seja um gato, um cão ou qualquer outro pet, a companhia é garantida, terá alguém para conversar e interagir. Eles são perfeitos para quem perdeu um companheiro recentemente, pois melhora muito o emocional. 

Todos esses fatores levam a benefícios ainda maiores, como o combate a depressão e diminuição do estresse. Ter como responsabilidade um animal contribui para a melhora da autoestima, devido ao grande afeto que se cria com ele. Os pets também ajudam os idosos a socializar uns com os outros, algo que é muito difícil dependendo do estilo de vida. Isso ocorre porque o animal induz a sair e chama muita atenção na rua, por isso é provável que alguém pare para conversar. 

Os benefícios que os bichinhos trazem são inegáveis, mas qual escolher? Existem muitos animais de estimação, mas alguns são mais indicados do que outros. Dentre as opções recomendadas, é importante escolher baseado nas capacidades e costumes. Por exemplo, não adianta adotar um cachorro se não pode levá-lo para sair. Confira os melhores pets e para qual perfil cada um é mais indicado. 

Gatos

Os animais de estimação contribuem de forma significativa para a melhora da saúde dos idosos, por isso são muito recomendados

Os gatos são ótimos para idosos que querem pouco trabalho em relação aos cuidados. Esses animais só precisam de uma caixa de areia, água, ração, arranhador e alguns brinquedos. Sabem cuidar de si mesmos, são independentes e dificilmente darão dor de cabeça. Além disso, são pets muito limpos e se encarregam da própria higiene. 

Também são ideais para quem têm pouca mobilidade e não pode sair de casa com frequência. Os felinos se exercitam, basta oferecer os brinquedos certos. Ficam bem sozinhos em casa se tiver água e comida. Caso precise ficar fora o dia inteiro, não será um problema deixá-lo em casa. 

O recomendado é adotar um bichano á adulto, castrado e minimamente adestrado. Dessa forma, não terá que ensiná-lo a fazer xixi na caixa de areia, por exemplo. Você pode optar por um filhote, mas tenha em mente que são mais enérgicos e precisará educá-lo por um tempo.

Cães


Os animais de estimação contribuem de forma significativa para a melhora da saúde dos idosos, por isso são muito recomendados


Os cães são perfeitos para idosos que querem uma vida mais ativa. Eles são muito enérgicos, então precisam sair para passear regularmente, consequentemente é uma chance de você praticar atividade física e socializar com os outros. No entanto, é preciso levar em conta suas capacidades físicas. Você consegue acompanhar a energia do seu cão? Pergunte isso a si mesmo antes de adotar um. 

Os cachorros também são bastante sociais, não podendo ficar muito tempo sozinho, então falta de companhia não será mais um problema. Eles são ótimos para conversar, passar o tempo, se divertir e, em troca, receberá um amor incondicional e muito carinho. 

Assim como os gatos, o recomendado é adotar um cão adulto. Os filhotes têm muita energia, exigem mais cuidados, atenção e adestramento. Tal responsabilidade pode ser demais para um idoso. Lembre-se também de escolher uma raça de pelo curto e mais calma, para não dar muito trabalho, e o porte dependerá o tamanho de sua casa. 

Aves

Os animais de estimação contribuem de forma significativa para a melhora da saúde dos idosos, por isso são muito recomendados

As aves são indicadas para idosos com pouca mobilidade e não podem cuidar de um animal que exige muita atenção. Também são perfeitas para quem vive sozinho e quer encher a casa com um pouco de melodia, tornando o dia mais alegre logo pela manhã. Esse bichinho será um companheiro alegre, divertido e a pessoa poderá ocupar seu dia ensinando o filhotinho a cantar.

Cuidar de uma ave não tem muito segredo: basta comprar uma gaiola adequada, limpar o espaço regularmente e oferecer comida. Periquitos, canários e calopsitas são ideias, pois são fáceis de criar. 

Peixes


Os animais de estimação contribuem de forma significativa para a melhora da saúde dos idosos, por isso são muito recomendados

Os peixes são ótimos animais de estimação para aliviar o estresse. Ficar os admirando a nadar, dentro de um lindo aquário, é extremamente relaxante. Será uma companhia calma e bela de se ver. Apesar da falta de interação, os peixes são muito fascinantes e é muito possível que você se interesse cada vez mais por eles. Opte por espécies que não exigem muito trabalho, como é o caso do Betta. Se deseja montar uma comunidade, pesquise quais espécies são indicadas para isso e necessitam de poucos cuidados.


Clínica Veterinária Amigo Travesso 

Travessa Tuiuty, 38 - Bairro Cidade Alta 

(54) 3453-3346

 Horário: 08:30 às 11:45, 13:30 às 18:30
www.amigotravesso.com.br




Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Você está pronto para ter um papagaio? Descubra respondendo 4 perguntas
Seis curiosidades sobre a raça Lhasa Apso
Saiba como aliviar o incômodo de um cachorro com dores na coluna
Dica para ajudar a eliminar o mau cheiro do xixi do gato na sua casa
Seu filho quer um pet no dia das crianças? Conheça algumas raças indicadas