54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Whatsapp aperta o cerco contra as fake news

Aplicativo liberou a ferramenta que dedura mensagens encaminhadas para todos os usuários do Android, iPhone e Windows Phone.

10 Jul. 2018 às 18:01

O WhatsApp liberou a ferramenta que dedura mensagens encaminhadas para todos os usuários do Android, iPhone e Windows Phone nesta terça-feira, 10. Disponível em fase de testes anteriormente, o recurso é uma das medidas da empresa para combater a disseminação de notícias falsas e de SPAM. Para usar, é preciso atualizar o aplicativo de mensagens para a última versão.

De acordo com o WhatsApp, a marca de encaminhamento de mensagens servirá para que o usuário identifique mais facilmente se a outra pessoa realmente escreveu o texto. Com isso, a empresa espera tornar mais fácil reconhecer uma corrente, tentativa de golpe ou notícia falsa. A companhia recomenda ainda que os usuários bloqueiem pessoas que encaminhem conteúdos nocivos com frequência.

Nas últimas semanas, o WhatsApp tem tido a imagem manchada ao redor do mundo com a disseminação de boatos. Na Índia, por exemplo, notícias falsas espalhadas no aplicativo causaram a morte de 27 pessoas em dois meses, o que fez com que a companhia comprasse anúncios em jornais locais. Já no Brasil, um relatório mostrou que o programa é o principal meio de compartilhamento de fake news.


Para começar a usar o alerta de encaminhamento de mensagens no WhatsApp, basta procurar por atualizações do aplicativo nas lojas do Android, iPhone e Windows Phone. O recurso também já funciona no WhatsApp Web para computadores.

Fotos: divulgação

MAIS NOTÍCIAS

WhatsApp começa a limitar o encaminhamento de mensagens
Como se proteger do golpe do WhatsApp que pegou até ministros do governo
Stories do Facebook vão durar mais do que 24 horas em breve
Versão mais leve do Spotify já está disponível em beta para Android
Novo golpe pelo Whatsapp atinge mais de 100 mil pessoas em 24 horas