54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Benefícios do óleo de coco no cabelo

O óleo de coco se torna uma alternativa natural e saudável para os nossos cabelos no lugar de produtos químicos que muitas vezes danificam os fios.

12 Jun. 2018 às 10:04

O óleo de coco é um produto muito popular que vem sendo cada vez mais usado para tratar os cabelos. Ele se torna uma alternativa natural e saudável para os nossos cabelos no lugar de produtos químicos que muitas vezes danificam os fios.Antes de adotar o uso do óleo de coco no cabelo, é interessante que você saiba quais os benefícios que podem ser alcançados e quais as propriedades que o fazem tão especial para as pessoas que o usam. Vamos detalhar abaixo os mais diversos benefícios de utilizar o óleo de coco no cabelo, além de dicas específicas para cada tipo de cabelo.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!



Óleo de Coco no Cabelo

O óleo de coco é um óleo vegetal derivado de frutos de uma espécie de coqueiro. Ele apresenta diversas propriedades interessantes e não é à toa que tantas pessoas vem aderindo à hidratação com óleo de coco no cabelo.O óleo de coco é um óleo rico em carboidratos, vitaminas e minerais ótimos para o nosso organismo. Essas propriedades são aproveitadas não só em produtos para o cabelo, mas também para a produção de sabonetes e diversos cosméticos, além de ser usado também em alimentos como em temperos de saladas, por exemplo.Especificamente nos cabelos, o óleo de coco vem mostrando resultados impressionantes. Ele é capaz de manter o cabelo forte, nutrido, hidratado e protegido dos efeitos relacionados ao envelhecimento como perda excessiva de fios e até calvície. O óleo de coco também estimula o crescimento do cabelo e promove a saúde do couro cabeludo, além de dar brilho e suavidade aos mais diversos tipos de cabelo.

Óleo de coco nos vários tipos de cabelo

– Cabelo loiro A aplicação do óleo de coco no cabelo loiro traz diversos benefícios, sendo o mais visível o destaque da tonalidade. Muitas pessoas que pintam o cabelo dessa cor reclamam do desbotamento e do ressecamento dos fios. O óleo de coco promete eliminar esses problemas, deixando os cabelos bem hidratados, brilhantes e tonalizados.

– Cabelo Cacheado O óleo de coco no cabelo cacheado traz benefícios para os cachos. A hidratação intensa ajuda a deixar os cachos mais definidos e saudáveis.

– Cabelo Crespo Por fim, usar o óleo de coco no cabelo crespo ajuda a suavizar e hidratar as madeixas e a diminuir o frizz e a quebra dos fios, problemas muito comuns nesse tipo de cabelo.

Benefícios do Óleo de Coco no Cabelo

1. Contra a perda de cabelo

O óleo de coco tem sido usado desde a antiguidade na Índia para evitar a perda de cabelo. Diversos remédios foram desenvolvidos por esses povos antigos com ervas e óleo de coco para evitar a queda dos fios.

Um desses remédios continua sendo usado hoje em dia através da fervura de folhas de sálvia em óleo de coco. Tal mistura pode ser aplicada diretamente no couro cabeludo para evitar a perda de cabelo. Outra mistura com poder semelhante contra a perda de cabelo é uma mistura de água de cal (hidróxido de cálcio) ou groselhas com óleo de coco.

2. Prevenção de danos no cabelo

A aplicação de óleo de coco no cabelo ajuda a reduzir a perda de proteínas em cabelos danificados e não danificados. Isso porque o óleo de coco é rico em ácido láurico, que tem uma alta afinidade pela proteína capilar e penetra facilmente através da haste capilar.

A hidratação ajuda a reduzir a quebra dos fios e a proteger a perda proteica principalmente quando molhado. O uso frequente do óleo de coco fortalece os cabelos e evita a perda proteica como nenhum outro tipo de óleo vegetal é capaz.

3. Efeito refrescante

O óleo de coco aplicado diretamente na cabeça e no couro cabeludo tem também um efeito refrescante. Isso pode ajudar a relaxar e aliviar problemas relacionados à sudorese excessiva no couro cabeludo, como caspas e oleosidade.

4. Retenção de umidade

O óleo de coco é um produto bastante estável que não evapora facilmente. Por esse motivo, ele tem uma alta capacidade de reter a umidade nos fios, deixando o cabelo sempre úmido e macio, o que evita danos.

5. Condicionamento do cabelo

O óleo de coco é um condicionador muito melhor para os cabelos do que qualquer outro condicionador sintético disponível nos mercados. Quando aplicado quente, ele ajuda a manter o cabelo brilhante e macio.

Só tome cuidado para não queimar o couro cabeludo durante a aplicação do produto. O ideal é aplicar o produto à noite e lavar o cabelo na manhã seguinte, o que deixa os cabelos saudáveis, fortes e bem condicionados.

6. Prevenção de caspas

A caspa geralmente é causada pela proliferação de fungos ou leveduras no couro cabeludo. A presença de ácidos graxos no óleo de coco servem como bons agentes anticaspa, que são bem melhores e mais saudáveis do que produtos contra a caspa sintéticos disponíveis no mercado.

A aplicação regular do óleo de coco no couro cabeludo pode ajudar você a se livrar das caspas. Para potencializar o efeito anticaspa, experimente adicionar óleo de rícino em água morna à mistura e massageie bem o couro cabeludo.

Outra solução é misturar o óleo de coco com óleo de gergelim, aplicar a mistura no cabelo e deixar agir por cerca de meia hora antes de lavar os cabelos.

7. Finalizador de penteados

Também é possível usar o óleo de coco para finalizar penteados. Isso porque ele costuma se condensar quando resfriado, ficando parecido com um gel ou creme. Por esse motivo, ele pode ser usado para conservar um penteado especial.

8. Proteção contra piolhos

Até mesmo uma pessoa adulta pode ter problemas com piolhos. Existem diversos produtos sintéticos desenvolvidos para o tratamento de piolhos, porém muitos deles podem agir também danificando os seus fios e seu couro cabeludo.Uma dica para se livrar dessa praga é revestir os cabelos úmidos com uma camada de óleo de coco e penteá-los com um pente fino para remover os piolhos e evitar que eles voltem.

9. Tonificação do cabelo

O óleo de coco ajuda a tonificar os fios, especialmente se você tem cabelos secos. A sugestão é aplicar uma mistura quente de óleo de coco com óleo de lavanda no couro cabeludo à noite e lavar o cabelo na manhã seguinte. É possível repetir o processo quantas vezes quiser para potencializar os resultados.

10. Tratamento de espinhas e furúnculos

Algumas pessoas sofrem com um couro cabeludo muito oleoso, que é propício ao desenvolvimento de espinhas e até furúnculos. Para evitar esse problema, é importante manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. Fazer massagens regulares com uma mistura de óleo de coco com azeite de oliva, por exemplo, pode aliviar o desconforto causado pelos abscessos no couro cabeludo e até eliminar o problema.

11. Contra pontas duplas

Se você sofre com pontas duplas e está cansada de ter que aparar as pontas para eliminar o problemas, usar o óleo de coco no cabelo pode ser a solução. Basta massagear o cabelo com uma mistura de óleo de coco com óleo de amêndoas, de preferência, por alguns minutos. Isso vai ajudar a condicionar os cabelos e evitar as indesejadas pontas duplas.

12. Anti-envelhecimento e anti-calvície

O óleo de coco é benéfico para a prevenção de calvície, já que evita a perda de cabelo e também é capaz de evitar ou retardar o aparecimento de cabelos grisalhos ou brancos.

13. Contra bactérias

O óleo de coco apresenta ação antibacteriana. Isso protege o cabelo e principalmente o couro cabeludo de infecções causadas por micro-organismos como bactérias, protozoários e vírus, como caspas e piolhos.

14. Estímulo ao crescimento

O uso de óleo de coco pode ajudar a deixar o cabelo mais longo. Isso porque o desgaste diário do cabelo causado pela lavagem, pelo penteado ou até mesmo pela poluição ao qual ele é exposto diariamente causa danos que podem dificultar o crescimento do cabelo. O óleo de coco, por ser muito nutritivo, acaba estimulando o crescimento dos fios.

15. Proteção solar

Estudos científicos indicam que o uso de óleo de coco pode proteger o couro cabeludo da radiação ultravioleta proveniente do sol. Isso porque ele apresenta um fator de proteção solar de cerca de 8, que pode ajudar a proteger o cabelo da luz solar.

Como aplicar

Para obter melhores resultados, o ideal é aquecer o óleo de coco antes da aplicação com cuidado para não queimar o couro cabeludo e aplicar o produto sobre toda a extensão do cabelo, desde o couro cabeludo até o comprimento dos fios.Como vimos, o óleo de coco pode ser usado para diversos fins, seja para condicionar, para desembaraçar ou para hidratar.

– Condicionador Se você deseja condicionar os cabelos, lave o cabelo normalmente e depois aplique o óleo de coco no cabelo, penteando as madeixas para garantir que ele atinja todo o cabelo. Se seu cabelo é oleoso, não aplique na raiz.

– Desembaraçador Para ajudar a desembaraçar os cabelos, o óleo de coco pode ser aplicado após a lavagem com shampoo e condicionador com o cabelo ainda molhado. Além disso, a aplicação do óleo após a lavagem também traz benefícios como maciez, suavidade, nutrição e brilho.

– Protetor Também é possível aplicar o óleo de coco no cabelo antes da lavagem com o shampoo ou outros produtos que podem acabar danificando-o. Isso porque o cabelo, quando molhado, está mais propenso a sofrer danos em sua estrutura e a aplicação de óleo de coco pode ajudar a evitar esses danos, pois atua fortalecendo os cabelos e protegendo a região do couro cabeludo.Assim, para obter um efeito de proteção durante uma lavagem mais pesada, aplique o óleo de coco no cabelo antes de lavar os fios.

– Tratamento para o couro cabeludo Neste caso, o segredo é aplicar do óleo diretamente no couro cabeludo e deixar agir por mais tempo. Aproveite para relaxar e massagear o couro cabeludo, nutrindo essa região para deixar seu cabelo mais saudável e bonito. Pode deixar agir por algumas horas ou durante toda a noite, deixando para lavar o cabelo na manhã seguinte.

Dicas e cuidados

O uso de óleo de coco no cabelo é considerado seguro, porém é preciso ter alguns cuidados. O primeiro deles tem relação com a temperatura. Apesar de ser indicado usar o óleo quente, é preciso tomar cuidado para não se queimar e nem ferir o couro cabeludo, que é uma região bem sensível.Todas as técnicas descritas anteriormente podem ser usadas regularmente, mas o uso diário ou em grande quantidade por aplicação não é indicado, pois isso pode deixar o seu cabelo e couro cabeludo muito oleosos, principalmente se ele já produz muito sebo naturalmente.Se esse é seu caso, evite aplicar muito produto no couro cabeludo e foque no comprimento dos fios ou diminua a frequência de aplicação. Isso vai garantir a nutrição adequada e evitar oleosidade excessiva.Tomando essas precauções, o uso de óleo de coco é liberado para todos os tipos de cabelo e os benefícios serão surpreendentes.

  Os Benefícios do Óleo de Coco, vale para muitas outras coisas no nosso dia a dia.















Fotos: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Como identificar a Bursite no ombro e tratar
Deixe suas pernas bonitas com estas dicas infalíveis
Insônia nas crianças, aprenda dicas que vão fazer seu filho dormir melhor
Depressão aumenta o risco de infarto
Equinismo na criança, conhecido também como pé de bailarina