54 8128.5277 redacao@noticiasdebento.com.br

Sentimentos e Emoções de Fim de Ano

São muitos os sentimentos mobilizados pelo de fim de ano, tanto os negativos quanto os positivos; Pare e reflita sobre seus sonhos.

05 Dez. 2018 às 13:46

Dezembro chegou trazendo suas festas de fim de ano, o que costuma despertar as mais variadas emoções nas pessoas. Os Sentimentos e Emoções de Fim de Ano. Certamente, este é um período que não passa despercebido para a maioria das pessoas, é um momento mais intenso, o que acaba sensibilizando a todos, tanto positivamente como negativamente.

Esse é o momento para sentimentos e emoções de fim de ano.Certamente, este é um período que não passa despercebido para a maioria das pessoas, é um momento mais intenso, o que acaba sensibilizando a todos, tanto positivamente como negativamente.Com as festas e a expectativa das férias, os níveis de estresse acabam aumentando, e muitas vezes se associam a sentimentos melancólicos e até depressivos, pois é o momento quando algumas pessoas sentem que tem a “obrigação” de serem felizes.



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Os sentimentos

Um sentimento de que se ela não estiver com a mesma alegria das outras pessoas então é sinal de que há algo muito errado com ela. Para muitas pessoas é comum as reformas e as grandes limpezas para que a casa fique em ordem para a entrada do ano novo.É como se nós colocássemos um limite para arrumar o que não foi feito durante o ano inteiro e diante disto a agitação aumenta. Mas, se pararmos para pensar e refletir sobre o porquê de nos colocarmos nessa situação limite e o porquê dessa pressa, não encontraremos muitas explicações coerentes.

Então, racionalizando, sabemos que pouca coisa muda com a passagem do Natal ou com a virada do ano, mas simbolicamente criamos muitas expectativas neste período, no qual tudo precisa ser resolvido imediatamente.

Fontes externas

Para um grande número de pessoas este é um período de muita tristeza, que geralmente vem dos mais diversos motivos. Já o estresse característico dessa época de final de ano pode surgir tanto de fontes internas quanto de fontes externas. As fontes internas estão relacionadas com nossa personalidade e de como lidamos no nosso dia a dia com as exigências e com nossos sentimentos.Já as fontes externas podem vir de situações que não dependem de nossos sentimentos, como perdas, doenças, problemas profissionais e financeiros.

Alguns sintomas frequentes de estresse podem ser irritação, tristeza, taquicardia, cansaço, dores de cabeça, sudorese, mudanças de humor, falta ou aumento de apetite e pressão alta.

O estresse é uma doença que sinaliza que algo não está bem e de que não estamos conseguindo lidar de maneira adequada com as adversidades que surgem em nossa vida.

Portanto, é importante que cada um possa refletir sobre o real significado que este período tem para sua vida.Parece que existe uma inversão, este, que deveria ser um período de desaceleração, de paz e tranquilidade para que se possa ter uma reflexão positiva sobre nossas vidas, acaba sendo um período de estresse e agitação.


Construir boas recordações

Podemos pensar que um dia estaremos recordando com saudade este momento, o Natal e o Ano-Novo deste ano, por isso é importante construirmos boas recordações deste momento que estamos vivendo agora. Se nos colocarmos em situações de estresse, isso fará com que a recordação deste final de ano não seja das melhores.

Nós sempre falamos que a vida é feita de escolhas, então cada um tem o direito e a possibilidade de escolher o que lhe fará bem e o que lhe será mais prazeroso, sem se colocar em situações que irão lhe fazer sofrer.

Estes sentimentos mobilizados pelo de fim de ano, tanto os negativos quanto os positivos, podem ser canalizados de forma produtiva e utilizada para que se reveja o que a pessoa está fazendo de sua vida. Será que ela não passou o ano todo desperdiçando oportunidades para criar laços de amizade que valerão a pena ser comemorados no natal? Não será este o grande momento para aprender a lidar de forma diferente com a própria vida?

Afinal, a época agora é de relaxar e ficar próximo das pessoas que realmente são importantes e especiais em nossas vidas, e desfrutar deste momento com elas.

Isso sim é uma boa recordação para mantermos.

Imagem relacionada

Clínica Popular Bento Gonçalves

Rua Saldanha Marinho, 435 Galeria Solar

Bento Gonçalves - Centro

(54) 3075-0796

(54) 9691-4166

Fotos: divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Comece o dia bem com uma rotina de higiene bucal matinal
Dor de cabeça: quando é a hora de se consultar com um neurologista?
Pré-natal: conheça os exames e quando fazê-los
Você enxerga pontinhos pretos? Conheça as causas e sintomas de alerta
5 benefícios do beijo para o seu relacionamento