×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Agosto Dourado: Madrinha da Amamentação de Bento é eleita

Pâmela Zeppi Guarnieri, mãe da pequena Betina, de 4 meses, venceu o concurso virtual organizado pela prefeitura para celebrar a importância do aleitamento materno

07/08/2020 05:27

O encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno, nesta sexta-feira, 7, foi marcado pela divulgação da Madrinha da Amamentação de Bento Gonçalves 2020. Ao todo, 56 mães participaram da seleção virtual. O título foi concebido à participante cuja foto recebeu o maior número de reações na página do Facebook da prefeitura: a eleita neste ano foi Pâmela Zeppi Guarnieri, mãe da Betina, de 4 meses.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM) e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher e o Gabinete da Primeira-dama. O prêmio para a vencedora, oferecido pela Foto Pavan, é um ensaio contendo dez fotos 15cmx21cm, mais a mídia digital, e incluindo também a maquiagem da ganhadora.

A Semana Mundial da Amamentação comemorada em Bento Gonçalves desse ano tem como tema "Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável" e busca aumentar a prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo e Complementado; divulgar a importância da amamentação, através da Linguagem Visual "Fotografias de mães amamentando"; promover reflexões sobre a amamentação no cotidiano; promover a conscientização do direito da mulher de amamentar em público; e estimular a amamentação. "As vantagens da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê, são inúmeras. Então, você mãe, que enviou sua foto, que está amamentando, você é uma grande parceira nessa nossa luta em prol do aleitamento materno", ressalta a coordenadora do Numesc-BG, Núbia Beche Lopes.

Agosto dourado
O "Agosto Dourado" surgiu com a necessidade de conscientizar sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. Assim, as ações de saúde neste mês se voltam para a importância desse gesto para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças.

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A cor dourada simboliza que o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.

Fotos: Divulgação - Fonte: