×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Câncer matou cinco vezes mais gaúchos que o coronavírus

Estatísticas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde traz o número de mortes no Rio Grande do Sul nos três meses de pandemia.

27/06/2020 09:23

A pandemia do coronavírus é um problema sério e deve ser combatido da melhor forma. Porém, nos pimeiros 90 dias de ação da doença no Rio Grande do Sul, pelo menos três modalidades de doença estão matando mais os gaúchos que a Covid-19. Os números são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Na quinta-feira, 25, o estado chegou as 500 mortes por coronavírus, porém, algumas doenças mataram muito mais neste período. Uma delas é o câncer, que provocou quase cinco vezes mais mortes que a Covid-19, levando a óbito 2.471 pessoas. Também mataram mais que o coronavírus as doenças cardíacas, com 711, vítimas, e o diabetes, com 562 casos de morte.

As mortes por covid-19 estão em quarto lugar, a frente de homicídios e acidentes de trânsito, por exemplo.  Porém, as comparações devem levar em conta algumas ressalvas. O distanciamento social reduziu o trânsito de veículos, o que também diminuiu o número de mortes por causas externas. Além disso, os homicídios caíram na maioria das cidades, bem como os hospitais também passaram a receber menos pacientes para realizar cirurgias eletivas (não de emergência). 


Fotos: Divulgação - Fonte: NB Notícias