×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaBairrosCulturaVídeosEmpresas e Entidades

Chega a 40 o número de empresas com o selo "Ambiente limpo e seguro"

Nesta semana, mais 10 estabelecimentos da cidade foram habilitados com a certificação da Secretaria Municipal de Turismo.

21/05/2020 08:31

Já chega a 40 o número de estabelecimentos certificados com o selo "Ambiente limpo e seguro" em Bento Gonçalves. São locais que foram aprovados e estão seguindo as 27 normas de higiene e proteção contra o coronavírus determinadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).  

Desde a terça-feira, 19, a equipe da Semtur tem realizado visitas aos estabelecimentos que se adequaram ao protocolo para receber a certificação. Mais 10 empreendimentos já foram certificados. São eles: Hotel Villa Michelon, Casa das Cucas Vitiaceri, Benevento Chocolates & Cafés, Haras Recanto do Gaúcho, Restaurante Botafogo, Vinícola Salton, Giordani Gastronomia, Mondê Chocolates, Model Boutique e Moinho da Graciema.

Criado pelo Comitê Pró-Turismo Bento, as empresas do setor interessadas em obter a certificação precisam atender 27 itens presentes no protocolo, que abrangem critérios de higiene, limpeza e cuidados necessários de prevenção à disseminação do novo coronavírus e que garantam a segurança dos visitantes e colaboradores.

Durante as visitas de verificação do cumprimento dos itens, no caso de todas as regularizações terem sido feitas, são entregues cartazes para serem afixados nos banheiros com instruções sobre a maneira correta de lavar as mãos; materiais informativos para serem utilizados nas áreas comuns, com orientações e recomendações aos clientes; um modelo de ficha de controle de temperatura, tosse e falta de ar para os funcionários; um banner com capacidade de atendimento normal e restrito; e os adesivos do selo.

Atualmente, 40 empreendimentos já se adequaram ao protocolo. A previsão é que outros sete estabelecimentos sejam vistoriados até o final da semana. Após a obtenção do selo, com a periodicidade de 30 dias, os empreendimentos seguirão sendo acompanhados por meio de visitas.

De forma a ampliar a divulgação dos estabelecimentos que estão seguindo os protocolos de segurança, a Secretaria de Turismo está disponibilizando uma aba em seu portal (bento.tur.br) com atualizações diárias dos ambientes certificados, que pode ser conferida neste link.

Os critérios necessários para a obtenção do selo, bem como, a logística da certificação, foram construídos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária do município, seguindo orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). "As ações desenvolvidas em Bento Gonçalves para a retomada do turismo já são referência em todo o país. Ficamos muito felizes com a adesão dos estabelecimentos ao Selo e com o envolvimento de todas as entidades responsáveis por essa construção. Queremos que os clientes e visitantes saibam que Bento possui empreendimentos extremamente preparados para atender com toda a segurança", destaca o titular da Secretaria de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

Os estabelecimentos interessados em receber a certificação devem entrar em contato com a Semtur através do telefone: (54) 3055-7130. O protocolo a ser seguido está disponível neste link.





Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação