×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

DISTANCIAMENTO: Praça do Fátima será a próxima a ter círculos para frequentadores

Medida implantada no São Bento, no último final de semana, foi avaliada como positiva pela prefeitura de Bento Gonçalves

11/08/2020 11:25

A demarcação de círculos de distanciamento na praça Achyles Mincarone – junto à Igreja São Bento – é avaliada como bastante positiva pelo secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, que acompanhou a sinalização dos espaços e monitorou o local no último fim de semana, nos dias 8 e 9. A próxima área pública a receber a ação, de acordo com a prefeitura, será a Praça Parque das Nascentes Chico Mendes, no bairro Fátima.


Parisotto destaca que, inevitavelmente, houve um número pequeno de "negacionistas" que não cumpriram as normas de uso, mas que, de forma geral, a população respeitou as determinações.  Segundo ele, ainda é necessária uma conscientização maior com relação à utilização da máscara – item obrigatório na cidade –, mas a disposição dos grupos permitiu que os frequentadores não estivessem aglomerados como em momentos anteriores. "Todos os finais de semana, esse pessoal já estava na praça. Não incentivamos mais pessoas a saírem, apenas organizamos e ordenamos o espaço. E, na minha avaliação, as pessoas respeitaram, fiquei muito orgulhoso de ver. Não percebi aquela sensação de aglomeração de outros dias", salienta.

O secretário ressalta que, quanto maior for o respeito às normas definidas para os frequentadores, mais seguro se torna o ambiente para o coletivo, fazendo também com que os cidadãos resistentes às determinações, muitas vezes, repensem sua atitude. "É um processo natural, um movimento que vai fazendo com que essas pessoas saiam de lá ou respeitem a regra, como todas as demais", aponta Parisotto.

Os círculos têm dois metros de diâmetro e distância entre três a quatro metros um do outro, devendo ser utilizados por familiares ou pessoas que já tenham contato diariamente. O uso de máscara é obrigatório no local, que deve ser evitado por grupos de risco. Brinquedos e academias ao ar livre permanecem interditados.

As demarcações na praça do Fátima seriam na próxima quinta-feira, dia 13, mas a previsão de chuva deve fazer com que os trabalhos sejam executados somente na outra semana. Parisotto diz, ainda, que o Poder Público bento-gonçalvense buscará dialogar para que projeto semelhante seja implantado também em locais privados mas que recebem grande presença de público, a exemplo do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi/UCS). "É óbvio que a gente ficaria mais tranquilo se as pessoas não saíssem sem necessidade. Isso ainda seria o ideal, mas sabemos que as pessoas estão saindo, então precisamos pensar em ações que ajudem a minimizar a proliferação do vírus. Só conseguiremos superar essa pandemia se cada um fizer a sua parte. Essa forma de respeito com relação ao outro é muito importante neste momento que estamos vivenciando", finaliza o secretário.

Fotos: Divulgação Prefeitura - Fonte: