×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

REABERTURA: Após quase um ano, UBS do São João passa a ter atendimento diário

Inaugurada em outubro de 2019, unidade voltou a funcionar nesta semana e disponibilizará dez consultas com clínico geral por manhã, além de duas fichas para emergências

21/09/2020 04:14

Depois de quase um ano desde a sua inauguração, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do São João, que funciona junto ao Complexo Esportivo Montanha dos Vinhedos, passa a partir desta semana a oferecer atendimento diário à comunidade daquele bairro e do seu entorno. Aberto em outubro de 2019, o posto não conseguiu manter o serviço funcionando plenamente nos primeiros meses, pela dificuldade de contratação de pessoal, e, com a chegada da pandemia, havia encerrado temporariamente os trabalhos.

De acordo com a secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, o motivo para a suspensão do funcionamento, na época, foi a necessidade de reforçar o quadro de funcionários da Unidade de Pronto Atendimento 24h, no bairro Botafogo. "Tivemos uma demanda muito grande de pessoal em função dos atendimentos relacionados à Covid-19 na UPA, e precisamos fazer essa realocação naquele momento. Agora, como estamos alcançando um nível de estabilização, podemos começar a reorganizar nossas equipes nas UBSs", explica o secretário-ajunto, Gilberto Júnior.

Segundo ele, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 11h30, serão disponibilizadas 10 fichas para consultas com clínico geral e outras duas para emergências. Os atendimentos podem ser garantidos, inclusive, pelo sistema de teleagendamento, que funciona pelo número (54) 3771.4242.

Com a convocação de aprovados em recentes processos seletivos promovidos pela administração municipal, para preencher cargos como os de enfermeiros e técnicos de enfermagem, a tendência é que outras unidades que permanecem fechadas possam reabrir ao público. Esse é o caso das UBSs do 15 da Graciema e de São Valentim, para as quais ainda não há uma previsão de retomada.

Fotos: Divulgação prefeitura - Fonte: