×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Como deixar a casa quentinha nos dias frios

Dicas simples e práticas podem fazer a diferença para deixar sua casa mais aconchegante.

17/06/2020 10:13

Uns amam, outros odeiam… Mas entre junho e setembro, as temperaturas caem consideravelmente trazendo o inverno. O clima bem mais ameno desperta um montão de sensações e muda completamente nossas rotinas.

Mas e em sua casa? Como esta estação do ano influencia em seu lar? Como preparar a casa para o inverno é uma dúvida comum, mas não é preciso mudar radicalmente os móveis ou gastar muito para deixar a casa mais aconchegante e quentinha algumas pequenas adaptações podem ajudar. Confira:

Dia

Durante o dia, deixe as janelas e cortinas abertas para a luz natural do sol entrar. A luz vai se transformar em calor na sua casa e aquecerá o ambiente.

Noite

Após o pôr do sol, a recomendação é de fechar as janelas e cortinas para não deixar com que o calor acumulado durante o dia saia. Formar barreiras com cortinas do tipo blackout também ajuda para evitar que o frio ultrapasse.

Tapetes

Os tapetes são uma boa opção de isolador térmico e não deixam que os pés entrem em contato com o frio do chão.

Janelas

Se suas janelas tiverem frestas, você pode utilizar fitas adesivas, velcros e até panos para te auxiliarem a vedar a entrada do vento.

Paredes

As paredes que têm contato com a área externa da casa ou do apartamento tendem a ficar mais geladas por conta do frio. Uma dica é criar barreiras, com papéis de parede ou até panos e cobertas, para evitar que o frio ultrapasse.

Cama

Além de aumentar o número de cobertores, se sua cama fica encostada na parede você deve desencostá-la – para não deixar que o frio entre em contato com ela.

Banho

Uma dica é, se houverem vários moradores na casa, combinar de tomar banhos em horários próximos ou seguidos. Assim, o calor do vapor da água permanece na casa.

Forno

Outra dica para manter a casa quente é utilizar o forno, já que o calor permanecerá pela cozinha.

Debaixo da porta

Vedar o espaço que fica embaixo da porta também é uma boa pedida para não deixar o vento e nem o frio entrarem em casa. Você pode usar um pano ou até mesmo um “veda frestas”.

Mantas

As mantas também podem ser utilizadas tanto em sofás quanto nas camas e deixam os ambientes mais aconchegantes e quentinhos.



Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação