×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Costela-de-adão: saiba como inserir a planta na décor

Ela se torna uma ótima opção para decorar tanto ambientes internos quanto externos.

18/08/2019 03:27

Trazer o verde da natureza para o interior da casa garante um ambiente mais vivo e descontraído. Uma maneira de usar o verde na décor é com a Costela-de-adão. Essa planta pode ser utilizada como arranjo ou como estampa em almofadas, quadros e até papel de parede. Devido ao seu formato diferenciado e ao tom verde forte de suas folhas, ela se torna uma ótima opção para decorar tanto ambientes internos quanto externos.

Ela é uma espécie que se adapta bem em ambientes internos, pois não precisa de luz solar incidindo diretamente sobre ela. Por isso, a Costela-de-adão pode ser usada em qualquer ambiente da casa. Além disso, a planta tem se tornado uma das maiores tendências atuais quando o assunto é decoração. E não é difícil entender o motivo.

Se interessou em adicionar essa planta na ornamentação da sua casa? Que tal conhecer um pouco mais sobre ela antes? Veja algumas informações e dicas que vão ajudar a tornar sua decoração com a Costela-de-adão ainda mais bonita.

Sobre a planta

Antes de falarmos sobre a Costela-de-adão na decoração, é preciso conhecer um pouco sobre a planta. Originária da região do México, a Costela-de-adão está adaptada a climas tropicais, possuindo longas folhagens entrecortadas, simulando a aparência de uma costela  o que deu origem ao seu nome popular. Também conhecida como Monstera deliciosa, ela possui uma cor vibrante e tamanho ideal para decorar o lar.

A planta faz parte da família das trepadeiras e pode se tornar uma parede verde se cultivada próxima a uma parede ou muro. Nesses casos, porém, é preciso saber que ela pode danificar a pintura ou até o reboco da área onde se fixar. É uma opção muito bonita e elegante para a área externa da casa. O legal é que a Costela-de-adão produz também frutos, que lembram bastante a pinha.

Porém, é importante lembrar que essa planta é considerada tóxica, mesmo possuindo um fruto comestível. Por ser tóxica, deve ser disposta longe do alcance de crianças e animais domésticos. Caso ingerida, ela pode provocar reações alérgicas graves. Um cuidado que é preciso tomar em relação ao seu cultivo é que ela demanda ser regada duas vezes por semana, devendo ser posicionada em ambiente com iluminação solar indireta.

Costela-de-adão em ambiente interno

A Costela-de-adão se tornou tendência na décor sendo guiada pelo paisagismo. Ela representa bem o clima tropical, por conta de suas grandes folhas e pelo tom de verde intenso que apresenta. Como confere uma presença marcante ao ambiente, devido ao tom de verde e ao formato diferenciado, não são necessárias muitas folhas para deixar o ambiente mais encantador.

Em ambientes com predominância dos tons branco e preto, a utilização da planta garante um toque de cor que faltava no espaço a ser decorado. O tom verde escuro de suas folhas ajuda a incrementar ambientes com decoração neutra. Já em ambientes com tons mais escuros ou madeira, uma boa opção é apostar em um vaso com as folhas da planta para quebrar a seriedade. O contraste da Costela-de-adão com a madeira resulta em uma combinação bem interessante.

Cortando a folha da Costela-de-adão, ela pode ser usada também armazenada em um vaso com água, ficando preservada por um período considerável. Se o recipiente for transparente, o charme é ainda maior. Aliás, uma dica é apostar também em vasos diferenciados, com cores ou acabamentos marcantes.


Enquanto as plantas menores da espécie ajudam a decorar ambientes ao serem colocadas em pequenos vasos em cima de móveis, espécies maiores podem ser posicionadas no chão, em pontos estratégicos para se obter uma boa integração com o resto do espaço. Outra opção é utilizá-la com plantas de outros padrões, criando uma belíssima composição.

Costela-de-adão nas estampas

Uma maneira cheia de estilo e personalidade de adicionar a Costela-de-adão na sua décor é através das estampas. Encontradas em diversas cores, elas se adequam a vários estilos de decoração, do clássico ao minimalista, dependendo da forma e quantidade em que é inserida e do tom escolhido.


Além das estampas, é possível utilizá-la também em quadros ou em papel de parede. Ela, assim como tudo o que é relativo à decoração, deve ser utilizada sem excessos. Quando a estampa for utilizada em elementos maiores da décor, como em sofás e cortinas, ela deve ser o destaque do projeto de interiores, sem misturar outros elementos. Nesses casos, para os outros elementos, você pode usar listras ou tecidos lisos.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais.

Fotos: Divulgação - Fonte: casaparaviver