×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

CURIOSIDADE: Você já ouviu falar na suculenta diamante?

Planta tem folhas muito unidas e compactadas, que parecem lapidadas como pedras preciosas. Tamanhos podem ser 5 a 40 centímetros.

25/07/2020 11:35

Se você está procurando uma planta 'diferentona' para alegrar sua casa, aposte na suculenta diamante (Pachyphytum compactum). A plantinha nativa dos penhascos rochosos e secos dos estados de Querétaro e Hidalgo, no México, ganhou fama mundial por suas folhas grossas e compactas que têm o formato multifacetado como o dos diamantes.

Segundo o botânico Samuel de Melo Reis Gonçalves, do canal do YouTube ‘Um botânico no apartamento’, com mestrado e doutorado na área, as folhas da planta diamante ficam muito unidas e compactadas durante seu desenvolvimento. "Enquanto crescem vão se afastando, mas o fato de estarem antes encostadas umas nas outras com tanta pressão, acaba gerando impressões, facetas achatadas em suas folhas, como se tivessem sido lapidadas", esclarece o botânico. "Isso explica seu nome popular de suculenta diamante, como uma linda joia."

A suculenta diamante é encontrada na maioria das floriculturas em tamanhos pequenos, com cerca de 5 centímetros, mas podem atingir porte de até 40 centímetros. "Com o tempo, ela se ramifica dando mudas laterais na base do caule. Assim que elas tiverem seus próprios caules já à mostra podem ser separadas ou podem formar lindas arvoretas super decorativas", sugere Gonçalves.

Já se inscreveu no canal do NB no Youtube? Clique aqui e inscreva-se. Leva só 10 segundos.

O botânico ensina que a suculenta diamante é uma espécie típica de sol pleno, "precisando de substrato aerado e leve (misture terra comum de jardim com areia lavada de construção ou com perlita, na proporção de 1:1); regas espaçadas, sempre deixando secar bastante o substrato entre as regas; sol pleno e adubo com NPK líquido 10-10-10."

Outro diferencial da planta está no tom acinzentado ou avermelhado que pode predominar nas pontas de suas folhas. Isso se deve a inúmeros fatores, entre eles os pigmentos vegetais. "O verde gerado pela clorofila, o amarelo, pelos carotenoides, e o vermelho, roxo, lilás, azulado e acinzentado gerado pelas antocianinas. Acontece que as antocianinas são muito mais produzidas com uma grande exposição ao sol, baixas temperaturas, e pequena disponibilidade de nutrientes. Portanto, para ter as folhas bem acinzentadas e com pontas rosadas é essencial que a planta receba 6 horas de sol direto", instrui o botânico. Lembrando, porém, que você geralmente precisa adaptar gradativamente uma planta comprada em floriculturas e supermercados ao sol para que não queimem suas folhas.

Ficou louco(a) para ter uma suculenta diamante para chamar de sua? Vários tipos de suculentas você encontra na floricultura Imperium Flores, que fica na Rua General Gomes Carneiro, 130, no prédio da antiga loja da Todeschini. 

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação