×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Deixe sua decoração ainda mais moderna e funcional com a lareira na sala de estar

Descubra como deixar o inverno da sua casa muito mais charmoso com a instalação de uma lareira na sala.

21/06/2018 05:00

O inverno está chegando. Tem gente que ama, tem gente que odeia. De qualquer forma, para curtir o friozinho, nada melhor do que contar com uma lareira na sala de estar.A lareira, seja à lenha, a gás ou elétrica, tem a função de tornar os ambientes mais aconchegantes. Ela consegue deixar a casa mais quentinha e por isso minimiza o desconforto causado pela estação mais fria do ano.Além de ser um item extremamente útil nas regiões mais frias do país, a lareira também é capaz de tornar a decoração mais elegante e acolhedora. Você só precisa escolher o modelo apropriado para o estilo da sua sala de estar.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Como usar lareira na sala de estar?

O primeiro ponto que precisa ser observado é o tamanho do ambiente. Não dá para instalar uma lareira à lenha enorme em uma sala pequena de apartamento. Procure adequar o modelo às necessidades do projeto.Para quem mora em apartamento, vale a pena investir numa lareira a gás ou elétrica.

Valorize o estilo da decoração

Uma sala de estar rústica, comum em casas de campo, combina com uma lareira tradicional, ou seja, que funciona à lenha. Com relação ao acabamento, vale a pena apostar em pedras naturais, tijolinhos, concreto ou madeira.Já a sala com estilo contemporâneo pede uma lareira mais moderna, de preferência a gás. O acabamento pode ser feito com mármore, granito ou vidro.

Conheça as novas tecnologias

A lareira à lenha não é a única opção. Procure conhecer as novas tecnologias do setor antes de realizar o projeto.

Preocupe-se com a segurança

É preciso se preocupar com a segurança, principalmente quando se trata de uma lareira a lenha ou a gás. Contrate um técnico especializado para fazer a instalação e adquira os devidos sistemas de segurança, regulamentados pela ABNT na NBR 13.103.

Modelos de lareira:

Lareira a lenha

A lareira a lenha se destaca como o modelo mais antigo e tradicional. Ela é muito utilizada para aquecer casas de campo e outros ambientes que valorizam uma atmosfera mais rústica. O seu funcionamento é semelhante ao de uma churrasqueira, afinal, a estrutura é feita com tijolo e é preciso contar com um duto exaustor para a saída de ar.Apesar de ter uma estética linda e imponente, a lareira à lenha tem algumas desvantagens. Ela produz muita fumaça e brasas, o que pode deixar a atmosfera da sala de estar desconfortável.Para ficar bonita e adequada a estrutura da sala, a lareira à lenha deve ser planejada com muito cuidado e por uma empresa especializada.


Lareira a gás

Você quer evitar sujeira, mas sem abrir mão das chamas de verdade? Então a melhor opção é a lareira a gás. Esse modelo dispensa o uso de chaminé, não faz fuligem e tem condições de valorizar um acabamento bem bonito.Em salas elegantes e sofisticadas, não é raro encontrar lareiras a gás decoradas com pedras vulcânicas. Essa ideia confere um aspecto natural e bem próximo ao da lareira à lenha.

Ter uma sala com lareira é o sonho de muitas pessoas, e se você já conseguiu realizar este sonho ou está quase para realizá-lo, pois está construindo a sua casa, saiba que investir em decoração de ambiente com lareira é mais do que necessário, pois assim como outros elementos do espaço, a lareira e os outros itens devem conversar ente si e ter o mesmo estilo que o restante da decoração da sala, seja qual for o estilo desta decoração.

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação