×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Dicas da arquiteta Karina Korn para criar um quarto de hotel em casa

A profissional dá orientações de como montar o ambiente com máximo conforto, desde a escolha dos lençóis ao sistema de automação.

19/11/2019 01:01

Um quarto de hotel é sinônimo de máximo conforto e de um espaço onde você se sente de férias. Por esse motivo, muitas pessoas sonham em ter um dormitório com padrão de hotelaria em casa. A arquiteta Karina Korn, profissional à frente do escritório que leva seu nome, dá dez dicas para transformar o quarto num ambiente com atmosfera de hotel. Confira:

1. Cama box grande e cabeceira

Cama espaçosa é, sem dúvida, um dos atrativos mais incríveis dos quartos de hotel. Por isso, se o quarto de casa tiver espaço suficiente para uma cama box grande, vale a pena o investimento.

A cabeceira é outro item essencial e quanto mais confortável, melhor. “Os modelos acolchoados ou revestidos de suede deixam o quarto ainda mais sofisticado. Se a ideia é ter um quarto com cara mais clássica é possível usar uma versão lisa, que é atemporal”, sugere Karina.

2. Enxoval de cama

Não há dúvida de que a roupa de cama é um dos itens que mais chama a atenção em um quarto de hotel e que faz muita diferença na experiência do hóspede. Na hora de escolher os lençóis, é preciso se atentar à quantidade de fios, que determina a maciez do tecido. “O ideal é que o lençol tenha entre 270 e 600 fios. Se o tecido dispõe de 1.000 fios, por exemplo, ele pode ficar muito pesado e quente, inadequado para o nosso clima”, aconselha a arquiteta. Um edredom com toque gostoso completa o jogo de cama, para aquecer os dias frios com todo conforto.


3. Cortina de tecido e rolô

Se a ideia é deixar o quarto com uma sensação de aconchego maior, vale apostar na combinação de tecido com rolô. Enquanto a cortina acolhe, o rolô barra perfeitamente a entrada de luz. Para a escolha dos tecidos, Karina aposta no linho e na gaze de linho, leves e sofisticados.

4. Tapete e carpete

Andar descalço é sinônimo de descontração e relaxamento. Tapetes felpudos, que acolhem e deixam a pisada mais gostosa, ajudam a criar o alento digno de um quarto de hotel. Antigamente, muitos quartos de hotel tinham carpete, por ser aconchegante e aquecer o espaço. Mas como não é uma opção prática de limpar, os hotéis cada vez mais estão abolindo o uso dos carpetes. “Porém, no quarto em casa, tudo muda. E por que não usar um delicioso carpete? Além de você poder andar descalço, ele propicia aquela deliciosa sensação de poder sentar no chão”, comenta Karina.

5. Luminária

Uma luminária de leitura ao lado da cama é indispensável. Escolher um modelo flexível é uma boa opção para quartos de casal, pois ele permite direcionar o foco de luz sem atrapalhar o companheiro ao lado. “Essa luminária substitui o abajur, que fica apoiado e acaba ocupando um espaço importante ao lado da cama”, explica a arquiteta. “Também uso muito pendentes ou braços vindos do teto, que são os mais modernos e ficam incríveis.”


6. TV e som

Para os eletrônicos, uma SmartTV é uma ótima pedida, porque inclui todos os aplicativos de entretenimento da internet. “Prefira tela fina sempre e, dependendo do tamanho e da disposição do quarto, há os modelos com tela curva”, explica Karina.

Um quarto de hotel poderoso também conta com ótimo som ambiente. Se a ideia é ter um quarto equipado, vale prever espaço no forro para embutir as caixinhas de som, para ouvir música e a trilha sonora dos filmes de forma bem distribuída.

7. Frigobar

Item tão característico, um frigobar é obrigatório no quarto com ares de acomodações de hotel. Hoje há uma infinidade de modelos, o que permite combinar o eletrodoméstico com o estilo da decoração.


8. Ar-condicionado

Uma temperatura agradável é um fator que influencia muito no conforto de um ambiente. Assim, o ar-condicionado se torna indispensável para os dias quentes. É possível encontrar modelos também com ar quente, para as noites frias, e ainda opções de equipamentos que purificam o ar.

9. Mesa e cadeira

Em um quarto com espaço suficiente, você pode incluir uma mesa e uma cadeira para apoiar o computador ou até mesmo para fazer uma refeição sem ter que ir até a cozinha. Como um aposento de hotel, o ambiente se torna funcional e ainda preza o conforto. “O quarto às vezes tem que servir como um mini apartamento, um refúgio de onde você nem precisa sair”, diz a arquiteta.

10. Automação

Quem deseja investir em tecnologia para maximizar o conforto, pode apostar em automação. Além do ar-condicionado e dos equipamentos eletrônicos, atualmente até as cortinas, a iluminação e a banheira podem ser controladas por sistema de automação.

Sobre Karina Korn Arquitetura

O amor por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de 26 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil, quanto internacionalmente, com projetos reconhecidos em Tel Aviv e Miami. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Seu vasto portfólio conta com passagens em diversas edições da CASACOR, e mostras como a CAD Brasil, Artefacto e Favorita, além de ações sociais no Projeto Casa da Criança e Decor Social – ONG Nossa Turma, dentre muitos outros, contribuindo para a transformação de abrigos e creches infantis.

Prioriza sempre o excelente atendimento ao cliente junto à sua equipe multidisciplinar, do projeto ao acompanhamento das obras. Para ela, arquitetura e decoração são muito mais que projetar – significam realizar sonhos.

Karina Korn Arquitetura

Tel. (11) 3473-1303

karinakorn@karinakorn.com.br

www.karinakorn.com.br

@karinakornarquitetura

 

Fotos: Divulgação - Fonte: dc33 Comunicação