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Marketing olfativo pode ser um diferencial em qualquer ambiente

Já pensou em usar a memória olfativa como um método de criar vínculos entre as pessoas e seu ambiente?

12/05/2019 09:08

Você sabe o que é marketing olfativo? Essa é uma técnica que pretende associar uma marca e seus valores a determinado aroma, criando uma identificação imediata ao se sentir aquele cheiro.

A ferramenta, voltada para otimização da venda de produtos e serviços, ainda é pouco utilizada e utilizada, mas pode trazer bons resultados quando aliada a um bom planejamento estratégico.

Um dos cinco sentidos, o olfato é essencial para a sobrevivência humana desde os tempos mais remotos. Estudos científicos comprovam: o olfato registra sensações marcantes que podem evocar muitas sensações, evocando memórias que duram por até toda a vida.

E que tal usar a memória olfativa como um método de criar vínculos entre as pessoas e seu ambientes?


Como funciona o marketing olfativo?

Apesar de ainda ser pouco usado, o marketing olfativo começou a ser aplicado em campanhas e estratégias comerciais nos anos 1970, lá nos Estados Unidos. Cassinos de Las Vegas usavam aromas que ajudavam a “seduzir” jogadores para que permanecessem nas casas de aposta por mais tempo.

Por aqui, o marketing olfativo chegou nos anos 1990, em supermercados, atraindo consumidores para setores de pouco movimento e até mesmo novos produtos. Foi só a partir do ano 2000 que a técnica começou a ganhar mais força e até hoje é pouco conhecida.

Uma composição olfativa de qualidade que pode ser produzida artificialmente tem a capacidade de chamar a atenção de novos clientes, aumentar o tempo de permanência no local, e despertar, inclusive, sensações instintivas como fome e a libido. Incrível, não é mesmo?

A aromatização cria um ambiente agradável e de bem-estar para as pessoas. Logo, essas características também estarão associadas ao seu ambiente.

Como o marketing olfativo pode fomentar negócios

Já lembrou das férias de verão ao usar protetor solar? Ou da casa dos avós ao passar em frente a uma confeitaria e sentir o cheiro de bolo saindo do forno? Você também pode criar sensações e despertar lembranças a partir de aromas aplicados nos ambientes.

É possível fixar cheiros nos ambientes de varias maneiras com diferentes tipos de aromatizadores. Seus clientes vão ficar muito mais relaxados naturalmente.

Você pode optar por criar uma fragrância exclusiva, criando uma experiência única e de bem-estar para os seus clientes. Não seria fantástico o cliente lembrar apenas do seu estabelecimento ao sentir um cheiro específico?

Várias redes de hotelaria por exemplo já apostam na técnica, fidelizando clientes e construindo ambientes conceituados e memoráveis.

Dicas para colocar o marketing olfativo em prática

Se você ficou interessado e quer implementar o marketing olfativo no seus ambientes, é bom seguir algumas dicas:

Seja estratégico

 Qual o objetivo do seu negócio? Fidelizar seu cliente? Maior prospecção? Realizar com mais efetividade bons negócios. Tenha em mente onde quer chegar e use o marketing olfativo como uma das ações do seu planejamento estratégico. Assim como outras atitudes tomadas dentro de uma empresa, a aromatização deve ser bem pensada e aliada a um conjunto de estratégias. Ações isoladas e praticadas sem base de dados e argumentos que as justifiquem, costumam dar pouco ou nenhum resultado.

Faça do aroma um item da decoração

Os registros olfativos desse tipo de marketing causam um impacto melhor quando estão associados à decoração de cada lugar. Ou seja: use cheiros que combinem com as cores e o conceito geral dos ambientes.

Contrate serviços profissionais

Se você busca um empreendimento de sucesso já deve saber a importância de contar sempre com serviços profissionalizados. Isso vale também para o marketing olfativo. A criação de aromas artificiais deve ser feita por especialistas. Eles é que vão conseguir identificar o perfil olfativo mais adequado para seu ambiente combinando esse cheiro com sua estratégia de negócios.

O marketing olfativo é aplicável em diversos tipos de ambientes que receba um cliente, como consultórios médicos e clínicas por exemplo. Muitas vezes o tempo de espera nesses locais é um pouco maior do que o paciente gostaria, e ter um ambiente com aroma próprio, que acalma e relaxa, faz dessa experiência uma lembrança muito benéfica à respeito desse serviço.

E você, acredita que o Marketing Olfativo pode ajudar no seu negócio? Se esse assunto te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.




 



Fotos: divulgação - Fonte: drlavatudo.com