×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

Significado das cores: encontre a ideal para o seu ambiente

Deseja deixar o quarto mais tranquilo e a cozinha mais energizante? Descubra o que cada cor representa e saiba como aproveitá-la na decoração.

07/03/2019 09:15

Uma nova pintura em um único cômodo da casa já é capaz de transmitir a sensação de renovação para o morador, ainda mais quando essa mudança está aliada às cores e aos sentimentos que elas podem oferecer a cada espaço. Tons quentes, por exemplo, transmitem alegria e energia positiva e são muito indicados para lugares em que o lazer é prioridade; já os frios remetem à calmaria e, por isso, são mais recomendados para quartos e salas de descanso.

Portanto, sair do tradicional branco e aplicar tinta colorida nas paredes é muito mais do que estética. A cor de um aposento pode influenciar diretamente nossas atitudes e emoções de forma imperceptível, a combinação entre elas pode criar cômodos alegres, calmos, divertidos e sofisticados. Veja abaixo que emoções cada uma carrega consigo para você deixar a sua casa com o seu estilo:

Verde: esperança, equilíbrio e possibilidades

Indicado para qualquer aposento, tendo como complemento plantas ou acabamentos verde-vivos.

Azul: calmaria, purificação e confiança

Utilizado em quartos, locais para descanso e e também em grandes áreas ao lado de outras colorações. Nuances mais escuras convém utilizar em espaços formais, como escritórios.

Vermelho: amor, fogo e paixão

Apropriado para salas de estar e jantar. Por ser uma cor vibrante, pode provocar mais agitação e estimular o apetite. É muito utilizada também em restaurantes.

Laranja: vitalidade, alegria e calor 

Ideal para lugares de desconcentração, pois o tom estimula a criatividade e auxilia no processo de novas ideias.

Lilás/roxo/violeta: fantasia, espiritualidade e sucesso

Tonalidades claras podem ser utilizadas em quartos de criança porque ajudam a desenvolver o lado artístico e a criatividade.

Amarelo: vitalidade, acolhimento e estímulo

Recomendado para sala de estar e jantar em harmonia com uma boa iluminação, deixando o ambiente moderno e com muito estilo.


Rosa: afeto, ternura e pureza

Nuances de rosa em composições com tons escuros são recomendadas para sala de estar e quartos.

Branco: paz, pureza e clareza

Ideal para cozinha, banheiro e área de serviço em contraponto com outras colorações. O branco faz a união de todas as cores e pode ser combinado com todas as tonalidades.

Preto: profundidade, poder e elegância

Indicado para salas de estar, jantar, cozinha, bibliotecas e escritórios. Contrastado com tons neutros e clássicos, deixa o local despojado e ao mesmo tempo sofisticado.

Resultado de imagem para cores nos ambientes

Fotos: divulgação - Fonte: casa.abril.com.br