×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Startup lança sofá desmontável que cabe dentro de uma caixa

Projeto com financiamento coletivo viabilizou a criação de uma peça inovadora e que pode ser transportada no carro sem dificuldades.

18/08/2019 12:20

Móveis mais leves, compactos e multifuncionais. Nos últimos tempos quem trabalha com design e arquitetura se acostumou a ver lançamentos que atendem essas características. Mas a startup Furniture Tech Lab elevou o nível dessa discussão. A empresa acaba de lançar um sofá totalmente dobrável, que fica do tamanho de uma caixa que poderia ser transportada pelos correios.

Batizado de Elephant in a Box, o produto tem uma estrutura interna que imita os favos de mel. Essa parte do móvel é feita de fibra de celulose que, quando aberta, parece um acordeon e cria uma área retangular na qual o amortecimento e acento do estofado são encaixados. Embora pareça frágil, é justamente essa estrutura sanfona que aumenta a capacidade do móvel, fazendo com que ele aguente 400 vezes o seu peso. Nos testes feitos pela empresa, o protótipo foi capaz de absorver mais de 800 quilos.


Outra vantagem do móvel é a possibilidade de montagem no tamanho necessário, de acordo com o espaço disponível. Por fim, mas não menos importante, o modelo é ecologicamente correto por reduzir quantidade de madeira utilizada e reduzir em 80% as emissões de CO2, em comparação ao transporte de um sofá convencional. O projeto foi lançado no site de financiamento coletivo Kickstarter em maio deste ano e arrecadou U$ 38,7 mil. Atualmente é vendido por cerca de U$ 600 e tem pedidos fechados até o início de 2020.



Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação