×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Veja como as cores podem trazer mais bem-estar para sua casa

Tonalidades variadas contribuem para um lar mais harmonioso. Veja onde usar cada cor.

25/05/2019 11:49

Além de despertar o nosso senso estético, as cores também podem influenciar o nosso humor, estimulando diferentes neurônios cerebrais. 

De acordo com pesquisas as cores podem, por exemplo, fazer com que uma pessoa sinta-se mais confiante, sensual e até mesmo feliz. Sendo assim, é necessário que cada pessoa procure observar o tipo de cor que escolhe, por exemplo, para sua casa, a fim de obter mais bem-estar e tranquilidade.

Veja as características de diferentes cores:

Azul:

Essa cor transmite confiança, responsabilidade e tranquilidade. Uma boa pedida é usar esse tipo de tonalidade no quarto. Outra característica curiosa da cor azul é ajudar a conter o apetite. Sendo assim, quem está tentando mudar os hábitos alimentares pode, por exemplo, utilizar a cor azul na cozinha.

Vermelho

Essa cor é uma das mais chamativas, devido a sua tonalidade vibrante e quente. Uma possibilidade é acrescentar tonalidades vermelhas nos cômodos em que busca-se equilibrar o ambiente com tranquilidade, mas também um pouco de alegria. Pode ser usada, por exemplo, na sala de estar., um local em que, por vezes, queremos relaxar, mas também podemos receber amigos em momentos de descontração.

Diferentemente do azul, essa cor não é indicada para ser usada na cozinha, pois aumenta o apetite.

Amarelo

O amarelo é a cor que mais desperta a estimulação mental, foco e o lado esquerdo do cérebro. A tonalidade também pode estimular a criatividade e a tomada de decisão. Sendo assim, ter tons de amarelo no escritório pode ser uma boa alternativa.

A cozinha também é um local em que a cor amarela pode ser bem utilizada, uma vez que estimula o apetite. Porém se você deseja mudar seus hábitos, talvez seja bom ir com calma.

Verde

Equilíbrio, harmonia, crescimento e abundância. Essas são algumas características presentes na cor verde. De acordo com as pesquisadoras, essa tonalidade pode ajudar a equilibrar as emoções. Isso faz com que ela possa ser usada em qualquer local da casa.

Quem não é fã de tintas verdes, pode trazer essa cor para dentro de casa por meio de plantas.

Roxo

A cor roxo apresenta diferentes características, como riqueza, espiritualidade e imaginação. Cores roxas podem ser usadas em locais mais reservados ou de relaxamento e intimidade. Uma boa sugestão é usar tons suaves para não sobrecarregar o ambiente. Se não quiser ter um objeto, pode ser um aroma de lavanda.

Rosa

Esse tipo de tonalidade pode ajudar a acalmar e restaurar a energia emocional, aliviando o sentimento de raiva e abandono. Uma boa forma de utilizá-la é incluir pequenos objetos em diferentes locais da casa, principalmente no quarto.

Laranja

Sendo uma das cores mais vibrantes que existem, a cor laranja pode ajudar a aliviar a sensação de desespero e decepção. Locais em que há necessidade de melhorar a criatividade podem ser bons cômodos para ter itens da cor laranja. Uma almofada já pode fazer a diferença.

Marrom

Talvez essa cor não seja a mais vibrante ou atrativa. No entanto, esse tipo de tonalidade pode trazer proteção e aterramento. o marrom também pode trazer proteção material e racionalidade.

Essa cor pode ser usada em locais de convivência familiar, como sala de estar, sala de jantar ou ao ar livre.

Preto

Inseguranças e medos podem ser neutralizadas pela cor preta. Uma boa combinação é usa-la em detalhes, como molduras, almofadas ou tapetes. Busque combiná-la com tonalidades mais fortes.

Branco

Quem busca ter mais organização, novos começos e eficiência pode se beneficiar de espaços em branco. Vale, no entanto, não exagerar, para não trazer um aspecto de frieza para a casa.

Imagem relacionada



Fotos: divulgação - Fonte: Minha Vida