×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Ameixa Amarela ou nêspera: a fruta exótica que faz bem para a saúde

Na medicina chinesa a nêspera tem utilização terapêutica para tratamento de vários problemas de saúde. Saiba mais!

23/09/2020 05:25

A árvore frutífera, originária da China que ganhou o mundo e conquistou paladares.  A ameixa amarela (cujo nome científico é Eriobotrya japônica) é uma fruta tipo pomo, tal como o marmelo, a pera e a maçã, pertencendo à família Rosaceae. É também conhecida como ameixa de inverno, nêspera, maltês japonês ou ameixa japonesa. Em Portugal é conhecida como magnório.

Esta fruta vem sendo milenarmente cultivada e com o passar dos anos, o seu cultivo foi se espalhando pelo mundo. A Índia é um bom exemplo de país no qual a ameixa amarela se popularizou e seu consumo foi amplamente expandido ao longo dos anos. Com efeito, seu sabor, a um só tempo, picante e doce, tem agradado o paladar de vários povos asiáticos há gerações.

Diferente das demais árvores frutíferas, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores têm cerca de 2 cm de diâmetro, são brancas, com cinco pétalas, produzidas em cachos com três a dez belas flores.

As frutas da ameixa amarela ou nespereira são ovais, com 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta. Cada fruta contém de 3 a 5 sementes de cor marrom. A casca é fina e pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura.

O fruto, suculento, possui sabor picante e doce, e é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Pode ser comparada à maçã  e à pera em muitos aspectos, como a presença de alto teor de açúcar, acidez e pectina. A ameixa amarela pode fazer parte de nossas refeições de várias formas e, melhor ainda, se for consumida in natura e fresca, vamos  aproveitar melhor os benefícios que ela confere à nossa saúde.


bernadetealves.com

Na medicina chinesa a nêspera tem utilização terapêutica para tratamento de vários problemas de saúde por ser  rica em fibra dietética insolúvel, por conter pectina, que funciona como purificadora do cólon e reduz os níveis de colesterol no sangue. É rica em potássio, importante nutriente para a saúde das células e das funções cardíaca e arterial. O potássio tem a capacidade de manter níveis equilibrados de água no corpo, também promove o desenvolvimento celular e contribui para o bom funcionamento do corpo, sistema nervoso, ossos e músculos.

É uma fruta rica em antioxidantes. Esta substância ajuda a reparar o tecido celular protegendo-o da ação dos radicais livres que causam danos ao DNA e às partes das células. Antioxidantes também têm a capacidade de retardar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de problemas cardíacos. O extrato das folhas melhora o sistema imunológico, combatendo várias doenças e aumentando a perspectiva de vida.

Possui propriedades desintoxicantes, ajudando a limpar o fígado e remover toxinas do corpo. Combate os problemas de pele, reduzindo inflamações e atuando também na prevenção.

Excelente fonte de vitamina A, 100g dessa fruta fornece cerca de 1.528 UI ou 51% , dos níveis diários recomendados da necessidade de ingestão desse nutriente. A vitamina A contribui para a saúde da pele, cabelo e visão.

Em sua composição se encontra o manganês que contribui para termos ossos saudáveis. O cobre que faz parte de sua constituição nutricional contribui para o bom funcionamento metabólico de nosso corpo, contribuindo para a produção de hormônios, enzimas e células sanguíneas.

O ferro contido na nêspera é responsável pela a formação das células vermelhas do sangue. O Ferro ajuda a tratar a insônia e melhora a qualidade do sono e os hábitos com a regulação dos ritmos circadianos. A contagem adequada de glóbulos vermelhos pode levar à baixa flutuação da pressão arterial, resultando em problemas de sono. O Ferro ajuda a eliminar a fadiga crônica que ocorre em mulheres e homens. A deficiência pode causar fadiga, que é vital para a hemoglobina. A ingestão diária de alimentos ricos em Ferro ajuda a tornar um saudável, apto, energético, tanto externamente e internamente.

O fruto tem poucas calorias, fornece apenas 47 por 100g. Para quem deseja manter a forma a ameixa amarela ou nêspera é indicada. A fruta pode ser consumida das seguintes maneiras: In natura, combinada com outras frutas frescas, em sucos, vitaminas, sorvetes e saladas de frutas. Por ter a consistência firme é indicada para a confecção de compotas, recheios e coberturas de bolos e tortas doces. A fruta também é boa para fazer licor e geleia.

Geleia de nêspera ou ameixa amarela

Ingredientes: 1 kg de nêsperas, 1/2 kg de açúcar cristal e 1 xícara de água
Modo de fazer:   Lavar as frutas, retirar as pontas e as sementes, mantendo a casca. Colocar na água e deixar cozinhar. Mexer e cuidar para não derramar. Depois de aproximadamente 20 a 30 minutos, quando as frutas estiverem bem cozidas e desmanchadas, deixe esfriar um pouco e peneire-as em um escorredor de macarrão. Acrescente o açúcar, misture bem e leve-as, novamente, ao fogo. Se preferir, junte 1 colher de suco de limão. Cozinhar até a mistura soltar do fundo da panela. A geleia estará no ponto quando ao colocar uma gota em um prato, esta não se esparramar. O ideal é conservar o doce em geladeira.

As folhas são ricas em triterpenos, elementos que ajudam a aumentar a produção de insulina no organismo, sendo, consequentemente, excelente para o combate ao diabetes. Os benefícios da chá são comprovados pela medicina chinesa: alivia amigdalite e dores de garganta; possui ação adstringente e tonificadora para a mucosa intestinal; tem efeito antidiarreico e trata estomatite.

Chá de folhas de Ameixa amarela ou nêspera
Ingredientes: 3 folhas frescas bem lavadas e 1 litro de água. Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e tampe, deixando descansar até amornar. Depois disso, retire as folhas e tome o líquido em duas vezes por dia. Se comprar as folhas secas em lojas de produtos naturais, siga as instruções dadas no local ou rótulo da embalagem.

A ameixa amarela é uma fruta comprovadamente boa para a saúde e pode ser consumida nesta época e de diversas formas. A nêspera japonesa tanto pode ser consumida in natura quanto em saladas, mescladas com outras frutas. Para ser considerada adequada ao consumo, ela deve ser firme e fresca, sem estar demasiadamente endurecida ou murcha, sem partes moles, manchadas ou machucadas. Lembre-se, também, de abster-se de comprar as peças que contenham manchas escurecidas. Após comprá-las, coloque-as, sem lavar, em um saco plástico e armazene-as na gaveta de sua geladeira.
Além de produzir frutos saborosos, a ameixa amarela também produz grandes quantidades de belíssimas flores brancas, que são uma excelente opção para pessoas que desejam decorar suas casas e jardins com o que há de melhor em termos de mudas e plantas.
bernadetealves.com
Em São Paulo o cultivo econômico da ameixa amarela iniciou-se na década de 1940, a partir de um crescente interesse dos fruticultores. Sem embargo, chegou-se à produção de 300 mil plantas no ano de 1985, sobretudo em regiões produtoras de maior vulto, como Atibaia e Mogi das Cruzes, por exemplo. Um fato curioso é que, embora existam muitas receitas com ameixa amarela e a fruta se preste excelentemente à produção de compotas, essa alternativa ainda é muito pouco explorada comercialmente.

Planta bastante rústica, tem boa adaptação a diferentes climas e solos, porém deve ser cultivada a sol pleno para que produza melhores frutos. Atinge em torno de 10 metros de altura e não suporta temperaturas muito frias. É uma frutífera muito interessante, formosa e com muitas características.
As folhas rígidas possuem bordas serrilhadas e são bem verde-escuras, formando um belo efeito com as demais folhagens. As flores brancas surgem em pequenos cachos geralmente no início do inverno. As frutas da nespereira são ovais, com casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta.

As sementes e as folhas da ameixeira ou nespereira possuem uma substância chamada glicosídeo cianogênico, que em excesso pode dar reações gastrointestinais, respiratórias e neurológicas. Por isso todo cuidado é pouco.

Fotos: Deisi da Costa - Fonte: bernadetealves.com