×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

AVALIAÇÃO DE VINHOS: Kits com amostras são comprados em apenas duas horas

Interesse dos amantes de vinhos pelas 16 amostras representativas da Safra das Safras esgotou os 700 kits colocados à venda. ABE abriu lista de espera.

24/09/2020 09:14

A venda de 16 amostras representativas daquela que é considerada a Safra das Safras provocou uma verdadeira correria dos amantes do vinho. Prova disso é que os 700 kits da Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2020 colocados à venda a partir das 8h30min da quarta-feira, 23, acabaram antes das 10h30min. A mudança do formato presencial para o online em razão da pandemia do Coronavírus atraiu a atenção dos apreciadores que nesta edição são de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e até do Uruguai. Um recorde na representatividade, que ano passado atingiu 11 unidades federativas. Outra novidade é que todo mundo poderá assistir a transmissão ao vivo da Avaliação Nacional de Vinhos pelo Facebook, Instagram e Youtube da Associação Brasileira de Enologia (ABE), no dia 7 de novembro, a partir das 7h, direto do SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos.

A dica para aqueles que não conseguiram adquirir o kit com as 16 amostras representativas da Safra 2020 é se inscrever na lista de espera pelo site www.enologia.org.br e ficar na torcida. Além disso, reservar a data e o sofá para assistir no aconchego do lar a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Para acompanhar, o ideal é abrir um vinho brasileiro. Afinal, este é o grande momento da vitivinicultura nacional, quando será conhecida a representatividade da ‘Safra das Safras’. “Se levarmos em consideração que cada kit poderá ser degustado por até três pessoas, estamos falando de mais de 2 mil amantes do vinho. Nunca na história da Avaliação conseguimos atingir um número tão grande de apreciadores numa ação de promoção do vinho brasileiro. Certamente, o evento nunca mais será o mesmo. Esta experiência está abrindo novos horizontes e ganhando Brasil afora. Por isso, nós, enólogos do Brasil, convidamos todos a assistir a este grande momento do vinho brasileiro. Vamos juntos formar uma multidão unida pelo vinho”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

Confrarias, amigos, colegas de trabalho, enfim, todos que compartilham do gosto pelo vinho estão se organizando para acompanhar o evento. Até vinícolas estão se preparando para instalar telões e transmitir o evento, oferecendo mais uma experiência única aos seus clientes.

O kit

Cada kit contém 16 garrafas baby (187 ml), o que permitirá que a amostra seja degustada por duas ou até três pessoas. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O envio será feito pela ABE por transporte privado. Todo material será embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas.

Uma edição histórica

A Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 é histórica por quatro motivos. O primeiro, por ser a ‘Safra das Safras’, ou seja, a melhor safra que o Brasil já registrou. O segundo, motivado pelo primeiro, por bater recorde no número de amostras com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. O terceiro, por bater recorde em relação aos estados representados pelo público participante. E por fim, certamente o mais impactante, é a mudança de formato que sai do presencial e vai para o on-line, em razão da pandemia da Covid-19. A emoção do encontro será substituída por um espetáculo que poderá ser assistido no mundo todo via Facebook, Instagram e Youtube da ABE. No local do evento, somente a presença de comentaristas convidados e equipe de organização e transmissão, seguindo um amplo e rigoroso protocolo de segurança conforme regras do Ministério da Saúde. Não haverá espaço para participação presencial.

 

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação