×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

Saiba quais são os alimentos da safra de maio e junho

Confira algumas frutas, legumes e verduras do período, que oferecem mais sabor e custo acessível e prepare receitas mais nutritivas.

21/05/2020 10:40

Conhecer os alimentos da safra é essencial para economizar, afinal, é possível encontrar frutas, legumes e verduras com preços mais acessíveis em feiras e supermercados. Além disso, os alimentos da época oferecem ainda mais nutrientes quando consumidos em seu período ideal de colheita.

A abóbora, por exemplo, está mais propícia a ser colhida durante os meses de maio e junho, assim como a abobrinha, a berinjela, a tangerina, a uva e a laranja-lima. Confira abaixo a lista:

MAIO

Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva;

Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo;

Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

JUNHO

Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, marmelo, mexerica e tangerina;

Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce;

Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.

No destaque, está exatamente a abóbora para a elaboração de pratos diversos, afinal, é versátil e harmoniza em receitas doces ou salgadas. Rica em vitaminas e minerais, é benéfica para o organismo. Por isso, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, ensina como preparar duas saborosas receitas com o legume: Torradas com Quibebe e Chips de Copa e Lasanha de Abóbora com Carne Seca. Confira:

Torradas com Quibebe e Chips de Copa


Ingredientes

100 g de copa fatiada finamente

2 colheres (sopa) de azeite (30ml)

1 dente de alho picado (5g)

1 cebola pequena fatiada (80g)

500 g de abóbora em cubos pequenos

sal a gosto

10 unidades de Torrada Tradicional Isabela

Modo de preparo:

- Preaqueça o forno a 180°C.

- Forre uma assadeira com papel-manteiga e disponha as fatias de copa uma ao lado da outra, deixando um espaço entre elas.

- Leve ao forno, a 180ºC por 10 minutos ou até que estejam crocantes. Reserve.

- Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até murcharem. Adicione a abóbora e misture.

- Cozinhe em fogo baixo até que a abóbora se desmanche. Se necessário adicione mais água quente, aos poucos.

- Tempere com sal e noz-moscada.

- Sobre cada torrada, sirva uma porção de quibebe e finalize com um chips de copa. Sirva imediatamente.

Rendimento: 10 porções

Tempo de Preparo: 30 minutos

Lasanha de Abóbora com Carne Seca

Ingredientes:

1 embalagem de Lasanha Isabela

½ kg de carne seca

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola

2 dentes de alho

½ litro de molho de tomate

1 xícara (chá) de água

Pimenta dedo de moça a gosto

Salsinha a gosto

100 g de bacon

½ kg de abóbora

3 gemas

1 lata de creme de leite

Sal a gosto

Noz moscada a gosto

300 g de muçarela em fatias

50 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Comece colocando ½ kg de carne seca de molho por 1 noite para tirar o sal. Troque a água de vez em quando. Cozinhe em panela de pressão com água suficiente para cobri-la por 1 hora e 30 minutos. Retire a carne da panela e desfie.

 Em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Junte a carne seca desfiada e deixe refogar. Acrescente ½ litro de molho de tomate, 1 xícara (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta dedo de moça, a salsinha, mexa delicadamente e reserve.

A seguir, prepare o molho de abóbora. Frite 100g de bacon até soltar a gordura. Acrescente ½ kg de abóbora, tampe e deixe cozinhar, mexendo sempre até desmanchar e virar um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água para não secar a mistura.

 À parte, bata bem as 3 gemas, 1 lata de creme de leite e ½ litro de leite. Retire o purê do fogo e acrescente a mistura de creme de leite, acerte o sal, tempere com a noz moscada e reserve.

 Monte a Lasanha em um refratário médio (35 x 22cm). Divida o molho de abóbora e o molho de carne seca em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de muçarela em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de carne seca, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de carne seca, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, molho de carne seca e finalmente queijo parmesão ralado.

 Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 25 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 5 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Fotos: DIVULGAÇÃO - Fonte: DIVULGAÇÃO