×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Fruta da época, caqui oferece inúmeros benefícios à saúde

Rico em antioxidantes, fruta também é rica em vitaminas e minerais: Confira as receitas.

27/06/2019 03:46

Nesta época do ano as feiras ganham uma coloração a mais com o belo alaranjado dos caquis. Além de deliciosa e barata, a fruta típica do outono é rica em vitaminais (E e C) e sais minerais que trazem inúmeros benefícios para a saúde. O betacaroteno age como antioxidante, combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce do organismo. Além disso, é rico em ferro, cálcio, potássio e fósforo, zinco e magnésio, o que contribui para o fortalecimento dos ossos, unhas e dentes, fortalece o sistema imunológico e ajuda no combate à pressão alta e na redução do colesterol.

O alto teor de vibras fibras ajuda no bom funcionamento do organismo. Por ser uma fruta doce, é uma ótima opção para crianças, só é preciso dosar o consumo por conta da alta concentração de açúcar.

Confira abaixo  duas receitas :

Musse de caqui

Ingredientes:

6 caquis maduros

2 xícaras (chá) de leite

1/2 lata de leite condensado

1/2 lata de creme de leite sem soro

1 envelope (12 g) de gelatina em pó sem sabor

Calda:

2 caquis maduros

1 copo de água

2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Descasque e retire as sementes dos caquis. Bata-os no liquidificador junto com o leite, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina em pó, que deve ser dissolvida de acordo com as instruções da embalagem. Distribua a musse em uma forma ou em forminhas individuais. Leve à geladeira até ficar firme.

Calda: Bata os caquis, a água e o açúcar no liquidificador.Despeje a mistura em uma panela, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente dez minutos, mexendo sempre até que engrosse um pouco. Deixe esfriar e sirva com a musse.

Dicas: Para fazer um delicioso suco, bata no liquidificador a mesma quantidade de caqui e de leite condensado com 1 litro de água.

Resultado de imagem para CAQUI musse

Bolo de caqui

Ingredientes:

1 gema

250 g de açúcar amarelo

2 colheres de sopa de margarina

4 caquis

1 colher de chá canela

raspa de 1 laranja

raspa de 1 limão

300 g farinha

2 colheres de chá fermento

1/2 cholher nozes partidas

1 clara

Modo de preparo:

Pré-aquecer o forno a 160º C. Bater a gema e adicionar progressivamente todos os ingredientes incluídos na primeira parte da lista. Quando a massa estiver homogênea, misturar a farinha, o fermento e as nozes.Bater a clara em neve e misturar na massa. Levar ao forno numa forma untada e enfarinhada por 50 minutos.

Resultado de imagem para bolo de caqui




Fotos: Divulgação - Fonte: vejario.abril