×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Polenta recheada fácil de fazer e muito gostosa

Preparada basicamente com a farinha de milho, água e sal, a polenta é considerada uma comida de inverno.

02/07/2019 04:11

Este composto de farinha de milho chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes italianos. No começo, era pouco apreciado por aqui, e por muito tempo seu consumo esteve restrito ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, devido à intensa imigração italiana nestas regiões. Nos restaurantes italianos de São Paulo, a polenta foi consagrada. Cada um destes lugares passou, então, a oferecer pelo menos uma variante do prato.

Prato de inverno

Preparada basicamente com a farinha de milho, água e sal, a polenta é considerada uma comida de inverno de caráter familiar. Na Itália e entre os descendentes de italianos, a feitura da polenta reúne as famílias em torno do tacho, que observa a massa ser mexida sem parar com uma colher de madeira para não formar grumos.

Polenta ou angu?

Muitos dizem que polenta e angu são a mesma coisa. Afinal, ambos são preparados com farinha de milho e água. Mas dois fatores diferenciam os pratos: 1) a polenta leva uma farinha mais grossa, enquanto o angu recebe uma farinha de milho mais fina; 2) o angu não leva sal, por isso serve como acompanhamento para outros pratos. O angu é uma comida tradicional mineira, que surgiu no Brasil das mãos dos indígenas e dos escravos africanos. Estes últimos consumiam muito o angu para o seu sustento, visto que se trata de uma comida de fácil preparo.

Origem da palavra

De origem latina, a palavra polenta deriva de “pollen”, que significa flor de farinha.

Polenta recheada 

INGREDIENTES

500 g de fubá amarelo

1 tablete caldo de carne

1 lata de molho de tomate

200 g de mussarela

200 g de apresuntado

500 g de carne moída

1 cebola média picada

2 dentes de alho

1 colher de óleo

Queijo parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Dissolva o fubá com um pouco de água fria (não deixe muito mole).

Em seguida coloque 1 litro de água para ferver e dissolva o caldo de carne, acrescente o fubá já dissolvido em água fria e o sal, deixe cozinhar até que forme uma casca no fundo da panela.

MOLHO:

Frite a cebola e o alho até dourar, acrescente a carne moída, o sal e a pimenta e deixe refogar. Assim que a carne estiver bem refogada, acrescente o molho de tomate e 1 xícara de água e deixe ferver por 10 minutos.

MONTAGEM:

Coloque em uma forma quadrada metade da quantia de polenta, coloque por cima o presunto e o queijo e espalhe um pouco de molho sobre o presunto e o queijo.

Coloque mais uma camada de polenta e cubra com molho. Salpique parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por 15 minutos em 180°. Sirva morno.

Polenta é polenta sempre! Mole, recheada, frita de todas as fomas é uma delícia! Você gosta de polenta de que forma ? Deixe seus comentários.

Imagem relacionada

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação