×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Salsa e cebolinha: São diuréticas e ricas em fibras

Aprenda fazer a alichela que surpreende de várias maneiras quem aprecia o uso destes temperinhos.

04/09/2019 11:24

A salsa e a cebolinha formam um dos pares mais usados na culinária brasileira, o famoso "cheiro-verde". Essas duas ervas, consumidas, em geral, frescas, apresentam componentes excelentes para a saúde.

Ambas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a combater a inflamação do organismo (por isso também são benéficas para quem tem artrite, por exemplo). São fontes de luteína (principalmente a salsa),   ajuda a proteger a saúde dos olhos. Além disso, são ricas em cálcio, que auxilia a manter ossos e dentes sempre fortes (e são uma fonte a mais para quem não consome leite e derivados, evitando a osteoporose). Ricas em fibras, ambas contribuem para o bom funcionamento dos intestinos e favorecem a digestão. Como são pouquíssimo calóricas, podem ser consumidas sem medo por quem está mudando os hábitos alimentares para emagrecer. Além disso, são também diuréticas, evitando o inchaço.

Encontradas praticamente o ano todo, e fáceis de cultivar em casa  mesmo em vasos diminutos  a salsinha e a cebolinha podem ser usadas em uma infinidade de pratos. Secas ou frescas, seu sabor é muito mais gostoso.

A cebolinha fica ótima no feijão, em ensopados com carnes, para finalizar sopas e no preparo de cogumelos. A salsa tem um sabor delicado e ligeiramente mentolado, trazendo frescor para qualquer preparo.

Alichela antepasto de aliche e salsinha

Ingredientes

1 maço de salsinha bem picadinho

100 g de aliche ou sardinha 

 2 dentes de alho

 1 cebola média bem picadinha

1 xícara (chá) de azeite extra virgem

Bata no liquidificador a cebola, o alho, o azeite e o aliche. Transfira para um recipiente e acrescente a salsinha. Guarde na geladeira. Sirva com pão e torradas.

Resultado de imagem para a alichela

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação