×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Vinho e chocolate: confira harmonizações infalíveis

Combinação pode ser uma ótima ideia para agradar seu amor, mas é preciso saber escolher

06/06/2019 01:10

Com o Dia dos Namorados chegando, não há nada como um presente bem clássico: chocolate e vinho. Essa é uma combinação que nunca falha e muita gente aprecia! Porém, por causa da quantidade de açúcar, é necessário cuidado na hora de harmonizar.

Tentar coisas novas e sabores diferentes é a regra de ouro, e essa combinação hoje é uma das mais deliciosas de apreciar. Porém, alguns cuidados na hora de fazer essa harmonização devem ser levados em conta, seja para os chocólatras de plantão e/ou apreciadores de um bom vinho.

São diversos os tipos de chocolate: ao leite, amargo, branco, meio-amargo, com frutas. Da mesma forma o vinho, que pode ser branco, tinto, rosado, seco, meio doce, suave. E aí? Como fazer as combinações ideais para cada tipo de chocolate e vinho? Confira algumas e surpreenda o seu paladar!


As regras mais recentes de harmonização dizem que quanto mais intenso é o sabor de um acompanhamento, mais intenso deve ser o vinho. É o caso do chocolate ao leite e do chocolate branco, que possuem maior quantidade de açúcar, por isso, pedem um vinho mais doce. Isso se explica porque se os contrates de sabores forem muito grandes o paladar não ficará harmonizado.

SUGESTÕES DE VINHOS PARA CADA CHOCOLATES 

Para chocolates mais doces, vinhos como Gamay e Pinot Noir.

Para chocolates amargos Cabernet Franc e Tannat.

LEMBRE-SE: O ideal na combinação é ter vinhos e receitas com o mesmo nível de doçura. Além disso, faz parte do segredo ter a bebida na temperatura correta.

Imagem relacionada

Fotos: DIVULGAÇÃO - Fonte: DIVULGAÇÃO