×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

FESTEJOS FARROUPILHAS: Ivete Dalla Valle é a homenageada em Bento Gonçalves

Com uma grande trajetória no movimento local e estadual, tradicionalista é o destaque desta edição, que terá uma programação totalmente on-line. Confira as atrações:

09/09/2020 09:03

Os Festejos Farroupilhas 2020 foram abertos em Bento Gonçalves na segunda-feira, 7 de setembro, em frente à prefeitura. Desde 2015, o evento homenageia uma personalidade tradicionalista local e grandes nomes como Álvaro Machado de Mesquita, Omair Trindade, Adiles Rodrigues de Freitas, Iraci Dalla Valle e Nei Zardo já receberam a condecoração. E, neste ano, a Tradicionalista Homenageada é Ivete Dalla Valle.

Ivete é natural de Bento Gonçalves, filha de Herminio Dalla Valle e de Mafalda Volpato Dalla Valle, e é formada em Letras, pela Universidade de Caxias do Sul. Desde muito jovem apreciava música e frequentava bailes e festas junto com seus pais e familiares, onde aprendeu os passos de dança com o seu pai. De caráter plural, exerceu por 30 anos a profissão de bancária e a de professora em escolas particulares.

Iniciou sua participação no Movimento Tradicionalista depois de frequentar os bailes no CTG Laço Velho, onde foi convidada juntamente com sua irmã Iraci, a fazer um Curso de Danças Gaúchas de Salão, promovido pelo MTG e que habilitava a ministrar aulas de danças de salão, sendo este o primeiro curso do gênero na 11ª Região Tradicionalista. Após, recebeu o convite para ingressar na Invernada Artística do CTG Laço Velho.

Logo em seguida, Ivete passou a fazer parte da Patronagem (Diretoria) do CTG Laço Velho como Sota - Capataz (Secretária), Diretora Cultural e integrante do Departamento Campeiro, secretariando todos os Rodeios, na parte campeira. De lá para cá, participou de diversos eventos da área em cidades do Estado do Rio Grande do Sul e também fora do país como Uruguai.

Na 11ª Região Tradicionalista, atuou como Diretora do Departamento Cultural e Secretária por várias coordenadorias. Organizou cursos e palestras sobre Cultura Gaúcha em várias entidades tradicionalistas da região. À frente do Departamento Cultural, organizou na Região o 1º Encontro de Idosos, na sede do CTG Laço Velho, que foi inspiração para ser realizado em outras regiões e que motivou, mais tarde, a formação dos Grupos de Terceira Idade.

Participou de treinamentos no MTG, para ser avaliadora nos Concursos de Prendas e Peões, no Âmbito Estadual, Regional e Municipal, sendo multiplicadora no treinamento de novos avaliadores. Fez parte de comissões que alteraram os regulamentos dos concursos de Peões e Prendas do Rio Grande do Sul.

Foi Sota-Capataz do CTG Alvorada Gaúcha e sócio-fundadora do CTG Laços da Amizade, contribuindo com o nome e Lema do CTG. Sócia-fundadora da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha - ABCTG e da elaboração do seu Estatuto, exercendo o cargo de Sota-Capataz na 1ª Diretoria e por várias gestões. Fez parte do Departamento Artístico e Cultural por diversos anos.

Ivete foi homenageada pelo MTG com a maior honraria – a "Comenda João de Barro" – pelos trabalhos e dedicação ao Tradicionalismo Gaúcho. Em duas oportunidades, também recebeu homenagens da Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves, com Portarias de Louvor por serviços prestados ao Tradicionalismo Gaúcho.

Atualmente, Ivete faz parte do Rotary Club de Bento Gonçalves Mulheres da Serra, sendo uma de suas fundadoras, exercendo a função de Tesoureira por diversos anos e é integrante do Conselho de Membros Natos e do Departamento Cultural da ABCTG.

Os Festejos Farroupilhas 2020 têm o tema “Gaúchos sem Fronteiras” e serão no formato on-line. O evento é uma realização da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria da Cultura, e tem o apoio da Brigada Militar, 11ª Região Tradicionalista e Fecomércio-RS/SESC, além de contar com o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

PROGRAMAÇÃO
A programação, que será transmitida na página da ABCTG no Fecebook, conta, entre outras atrações, com apresentações artísticas e oficinas. Confira:

13 de setembro
18h - Abertura Oficial dos Festejos Farroupilhas 2020 e entrega da Homenagem para Ivete Dalla Valle
19:00h - Live com Lisandro Amaral

14 de setembro
19h - Oficina do Chimarrão (com Álvaro Machado de Mesquita) | Oficina da Culinária Campeira (com Adiles Rodrigues de Freitas)

15 de setembro
19h - Oficina do churrasco e charque (com Eduardo de Freitas Corbelini)

16 de setembro
15h - Encontro Literário com Escritor em Parceria com a Dom Quixote Livraria - Leia Cassol
19h - Encontro Literário com Escritor em Parceria com a Dom Quixote Livraria Paulo Roberto de Fraga Cirne
20h - Oficina de Danças Gaúchas de Salão (com Carla e Eduardo Menegotto)

17 de setembro
19h - Oficina da Encilha (com Eduardo de Freitas Corbelini)
20h30 - Oficina da Declamação (com Neiton Bitencourt Peruffo)

18 de setembro
19h - Oficina das Provas de Galpão (com Douglas Uillian Quadros Silva e Jonas)
20h - Cinema no Parque em parceria com o Sesc | Ingresso Antecipado Limitado (1 kg de Alimento)

19 de setembro
20h - Live com Grupo Tropilha Gaviona

20 de setembro
14h - Encerramento dos Festejos | Live com Ytamar Gomes e Grupo Estância

Fotos: Divulgação - Fonte: