×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

POVOS AFRO: Grupo mapeia pontos turísticos religiosos de matriz africana na região

Trabalho que abrange as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Monte Belo do Sul e Veranópolis deve ser concluído até o final de setembro

31/08/2020 11:31

No último sábado, dia 29, foi realizada a etapa inicial do projeto de identificação de pontos turísticos religiosos ligados aos preceitos dos Povos de Matriz Africana da região. Idealizado pelo Babalorixá Saul de Ogum Adiolá e desenvolvido em conjunto com o Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves e o Movimento Negro Raízes, o trabalho deve ser concluído até o final do mês de setembro.

O mapeamento, realizado de forma precursora, compreenderá os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Monte Belo do Sul e Veranópolis. O objetivo é catalogar locais de ritos religiosos, identificando o Orixá representado e reverenciado naquele ponto específico, identificando o lugar como um ponto religioso e cultural e parte de um roteiro turístico religioso.

Imediatamente após o término da identificação destes pontos, que serão devidamente documentados e catalogados através de imagens e registros explicativos detalhados, o material será apresentado oficialmente ao Poder Público e também à comunidade de Bento Gonçalves e região, através das redes sociais e de divulgação na imprensa.

Participantes da primeira etapa:
Babalorixá Saul de Ogum Adiolá – Idealizador do projeto
Yalorixá Lisi de Iemanjá – Presidente do Conselho dos Povos de Matriz Africana de BG
Babalorixá Savio de Oxalá – Conselheiro dos Povos de Matriz Africana de BG
Sacerdote de Umbanda Marcus de Ogum – Coordenador do Movimento Negro Raízes
Babalorixá Júlio Cesar de Ogum – Alabê (tamboreiro)
Babalorixá Leonardo de Oxalá  – Alabê (tamboreiro)
Solana de Iemanjá – Coordenadora do Movimento Negro Raízes
Isabelle de Oxum
Ana Júlia de Bará
Ana Luíza de Bará
Henzo de Oxum Adoco

Fotos: Divulgação Movimento Negro Raízes - Fonte: