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Portaria estadual impõe novos cuidados aos shopping centers

Mudanças anunciadas pelo governo na última sexta-feira, dia 5, atingem especificamente as áreas de alimentação

09/06/2020 02:01

Para poderem reabrir no Rio Grande do Sul, os shopping centers  precisam seguir um amplo protocolo de cuidados. Na última sexta-feira, 5 de junho, o Governo do Estado anunciou as novas medidas a serem seguidas nestes locais, como forma de prevenção à Covid-19.

A principal mudança é em relação às áreas de alimentação que, obedecendo a Portaria SES Número 406/2020, agora devem ter uma barreira física de proteção em vidro, acrílico ou outro material liso, resistente e de fácil higienização entre o balcão expositor e o cliente. Outra opção é garantir a distância de um metro, com marcação no piso, sendo obrigatório o uso de máscara pelo consumidor.

O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, afirma que a entidade está atuando para conscientizar os lojistas e comerciários a respeito da atenção que deve ser dada a todos os itens do mais recente protocolo estabelecido pelo Executivo gaúcho. “Não podemos relaxar. Cada detalhe deve ser seguido à risca para garantir o funcionamento dos shopping centers. A flexibilização pode evoluir ou regredir, dependendo da situação”, conclui.

Protocolo de ações nos shopping centers:
– Barreira física de proteção em vidro, acrílico ou outro material liso, resistente e de fácil higienização entre o balcão expositor e o cliente, ou garantir a distância de um metro, com marcação no piso, entre o balcão expositor e o cliente, sendo obrigatório o uso de máscara pelo cliente.
– Álcool gel disponível em todas as áreas de circulação do Shopping, além do uso em todas as lojas.
– Intensificação dos protocolos de higienização constante das superfícies, áreas comuns.
– Uso obrigatório de máscaras para funcionários e clientes, não substituindo as medidas de prevenção, como o distanciamento social, higienização das mãos.
– Retirada de todos os bancos e sofás nas áreas de circulação interna do Shopping.
– Distanciamento e redução de mesas e cadeiras na praça de alimentação.
– Higienização constante nas mesas.
– Controle de acesso aos banheiros limitando e reforço na higienização dos banheiros.
– Reforço na higienização dos corrimões, guarda-corpos, maçanetas e escada rolante.
– Demarcação no piso nos caixas eletrônicos e posto bancário, incluindo avisos de distanciamento em todas as áreas internas do Shopping.
– Uso dos elevadores, restrito a idosos acima de 60 anos; gestantes; pessoas portadoras de necessidades especiais e pessoas com crianças de colo.
– Abertura de todas as áreas de ventilação.
– Reforço na higienização nas cancelas nos equipamentos de entrada dos veículos e orientação as medidas de prevenção à COVID-19.
– Medição de Temperatura na entrada do Shopping. Controle de temperaturas e relatório dos funcionários do Shopping.
– Orientação para distanciamento de 3 degraus na escada rolante.
– Sanitização/desinfecção dos ambientes.
– Tapetes de sanitização nas entradas.
– Sentido único de entrada e saída do Shopping.
– Sistema de revezamento/ escalas de funcionários.
– Limitação de clientes dentro dos estabelecimentos.
– Redução e mudança de horário do shopping.
– Cartazes e materiais nas mídias sociais com dicas de prevenção.

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