×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

SOLIDARIEDADE: Parceiros Voluntários ganha novos adeptos na pandemia

ONG notou um crescente engajamento de voluntários jovens em causas beneméritas, o que trouxe resultados significativos para a instituição.

29/07/2020 10:32

A pandemia da covid-19 fez despertar em muitas pessoas o senso de solidariedade, aflorando nelas o desejo de colaborar, de forma prática, com o próximo. Em Bento Gonçalves, esses novos agentes transformadores da realidade encontram apoio para exercitar a cidadania por meio da atuação da organização não-governamental Parceiros Voluntários, braço social do CIC-BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves).

Sinônimo de renovação e esperança, o crescente engajamento de voluntários jovens em causas beneméritas traz resultados significativos, como os conquistados pela atuação da ONG junto à Ação Social São Roque. A entidade, que tem mais de cinco décadas de existência e presta assistência social a cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade, viu boa parte de seus colaboradores voluntários impossibilitados de prestar o auxílio diário à instituição, uma vez que integram o grupo de risco de contágio para o novo coronavírus.

Para evitar a paralisação das atividades, a Parceiros Voluntários visitou seu cadastro de pessoas físicas convocou voluntários para ajudar na triagem de peças de roupas que chegam para doação à Ação Social São Roque. “Temos uma campanha do agasalho permanente na entidade, e precisávamos de pessoas dispostas a auxiliar na separação dos itens que são destinados às famílias necessitadas, pois é importante que essas peças sejam repassadas em bom estado de conservação para melhor aproveitamento. O apoio da Parceiros e de seus voluntários foi fundamental para a manutenção dos nossos serviços. Acredito que acabamos nos tornando um berçário de voluntariado, pois muitas das pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez aqui na entidade”, conta a presidente da Ação Social São Roque, Vânia Kratz Mendes. 

Todo o material triado é organizado em sacolas, que são entregues às famílias. “Precisamos criar o hábito de nos desapegarmos das peças que não utilizamos mais, ou que são aproveitadas com pouca frequência. Isso pode fazer a diferença na vida de outra pessoa”, acrescenta Vânia. Quem quiser fazer doações na Ação Social pode entrar em contato pelo telefone (54) 3454-3097 para alinhar a entrega na sede da entidade, que fica no bairro São Roque.

Ajuda também com apoio psicológico

A pandemia tem agravado outro problema social: as crises psicológicas. Muitas pessoas passaram a necessitar do auxílio de profissionais capacitados para lidar com questões que prejudicam a saúde mental. Por isso, a Parceiros Voluntários, ao lado de quatro psicólogas conveniadas, criou o projeto ‘Psicologia Solidária’. A iniciativa oferece três encontros gratuitos para quem necessitar de apoio – basta entrar em contato com a ONG pelo WhatsApp (54) 9.9691.9251 e solicitar o encaminhamento. Caso sejam necessárias mais consultas, são oferecidos descontos para a sequência do tratamento.

Faça parte da Parceiros Voluntários

Desde o ano de 2000 no município, a ONG mantida pelo CIC-BG tem feito a diferença quando o assunto é ajudar o próximo – incentivando o envolvimento comunitário por meio de ações de conscientização. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem contar com o suporte da Parceiros Voluntários em sua sede no município. Sob o comando da coordenadora Angélica Somenzi, a ONG fica no Bento Gonçalves Centro Empresarial e atende pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br.

Fotos: Divulgação - Fonte: Exata Comunicação/Divulgação