×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

100 anos de história e tradição do Clube Esportivo comemorados ao lado da comunidade de Bento Gonçalves

Passagem do Centenário do Clube Esportivo ficou eternizada pelo evento solidário ao lado das entidades assistenciais do município e pelo lançamento do Almanaque Alviazul. Mais de mil pessoas participaram do Almoço do Bem - 100 anos de Clube Esportivo.

25/08/2019 11:54

Em 24 de agosto de 1919, com a iniciativa liderada por Leonardo Carlucci, funcionário do Banco Nacional do Commércio, e com o apoio do intendente do município, Coronel Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior, ao lado de 33 sócios fundadores, surgia no Clube Aliança o Club Sportivo Bento Gonçalves. Neste sábado, a comunidade relembrou histórias e fez parte de um momento que ficará eternizado na história do clube: a saudosa comemoração da passagem do Centenário do Alviazul de Bento Gonçalves, celebrada por mais de mil pessoas na Fundaparque.

A leitura da ata de fundação realizada pelo escritor do livro do Centenário do Esportivo, Fabiano Mazzotti ,mensurou a importância do evento e da trajetória do Clube Esportivo para o município de Bento Gonçalves. Com a presença de célebres jogadores, que marcaram a história do clube e fizeram parte da construção da tradição do Alviazul no cenário do futebol gaúcho, provocaram ainda mais a sensação de nostalgia de épocas áureas do clube. 

O jogador que mais vestiu a camisa do Clube Esportivo, Toninho Fronza, com 460 jogos disputados entre 1975 e 1991, foi uma das estrelas na história do Esportivo presentes no evento. “É uma marca histórica. Tivemos momentos bons, de vitórias, conquistas, primeiro principalmente por ser campeão do interior e vice-campeão do Campeonato Gaúcho com o Valdir Espinosa de técnico em 1979. Foram momentos maravilhosos, como o Jogo da Neve, que tem que ser lembrado, acho que foi a marca principal da minha carreira, foram momentos muito importantes para fazer história no Clube Esportivo”, explicou.


Não só os jogadores, como os torcedores alviazuis presentes puderam relembrar momentos como os descritos por Toninho Fronza através do Almanaque Alviazul, obra de Gustavo Cortês, que provocou curiosidade e, sobretudo, muitas lembranças àqueles que fizeram ou vivenciaram a história do Clube Esportivo. Com 2.691 jogos catalogados, memórias puderam ser relembradas através das informações presentes no livro, que participou do momento de eternização da passagem dos 100 anos do Clube Esportivo. 

Na ocasião, o Clube Esportivo deu ao ex-presidente do clube, Lênio Zanesco, a honra de se tornar patrono do Clube Esportivo, sucedendo Pedro Morbini, falecido há sete anos. Os dirigentes do Alviazul e autoridades do município, bem como os ex-atletas presentes foram homenageados durante o evento. 


Com o acesso e, sobretudo, o resgate da aproximação do clube com a cidade, o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e o presidente do Clube Esportivo, Anderson Zanella, proferiram de forma concisa palavras de incentivo em prol do crescimento do clube com o apoio da comunidade. “Um clube de futebol não é simplesmente um time de futebol, representa a maior bandeira esportiva do nosso município, e é assim que nós queremos: um Esportivo forte, centenário, com o apoio da nossa comunidade e comemorando suas vitórias e suas conquistas”, comentou Pasin. 

Retornando à elite, Zanella afirmou que o clube volta forte à primeira divisão, porém não apenas dentro das quatro linhas, mas, sobretudo, fora delas.  “O Esportivo volta forte à elite, pois a comunidade abraçou o clube, volta forte, pois o clube resgatou aquele espírito valoroso que teve em tempos passados de carinho, de afeto, as pessoas voltam a falar do Esportivo com um sorriso no rosto”, ressaltou.  

100 anos de tradição comemorados juntos com a comunidade

O cunho social do evento de comemoração dos 100 anos fez com que mais uma fez efetivasse a importância do Clube Esportivo para a comunidade de Bento Gonçalves. Diversas entidades assistenciais do município participaram diretamente da construção do evento que, ao mesmo patamar em que comemorou o Centenário do clube, promoveu a solidariedade a quem tanto necessita.

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: Notícias de Bento