×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Atletas da base reforçam o elenco do Farrapos para o Brasileiro de Rugby

Mantendo a tradição de integrar jovens promissores na equipe adulta, alviverde de Bento conta cinco atletas promovidos da base em 2019, e que fizeram parte da conquista do título gaúcho no primeiro semestre.

04/09/2019 10:57

Desde o ano passado, o Farrapos vem encaixando em seu elenco principal atletas das categorias de base do clube, dando a oportunidade para os jovens promissores dentro de campo. Alguns dos atletas que foram destaques nas categorias inferiores do clube entraram em campo para disputar o Campeonato Gaúcho, e agora terão a oportunidade de estrear no Campeonato Brasileiro de Rugby de 2019, o Super 13. Os bento-gonçalvenses estreiam na competição neste sábado, dia 7, diante do Charrua, às 15h, no Estádio da Montanha. 

Neste ano, o Farrapos contou com atletas de sua base integrando a Seleção Brasileira M20 e M18 em competições de nível continental e mundial. Mantendo a tradição de formar atletas para a equipe principal, o clube conta atualmente com cinco atletas que foram promovidos à equipe principal em 2019. Apesar da lista de atletas do Farrapos para o Super 13 ainda não estar definida pelo técnico Javier Cardozo, a probabilidade do grupo contar com jovens atletas da base é significativa, visto que todos os atletas já tiveram a oportunidade de entrar em campo pela equipe adulta. 

Os atletas oriundos da base Matheus Borges, Matheus Menezes, Otávio Finatto, Guilherme Lovato, Guilherme Martins são os que atualmente treinam com a equipe principal do Farrapos e que estão na briga por uma vaga na equipe adulta. Os cinco atletas tiveram a oportunidade de atuar no Campeonato Gaúcho de 2019, fazendo parte da conquista do Decacampeonato.

Dentre eles, Matheus Menezes destaca-se por estar amais tempo na equipe principal, inclusive somando já dois títulos pelo Farrapos. O jovem atleta é uma das principais promessas do clube. "Não tem nem como descrever a sensação de jogar um campeonato desse nível de importância. Para mim vai ser um sonho sendo realizado, pois desde que eu comecei a jogar eu sempre estive presente fazendo os trabalhos extra campo. E agora estou tendo a oportunidade de jogar, então pra mim vai ser incrível. Em cada jogo que eu jogar eu vou dar meu máximo", explicou o atleta ao comentar sobre as expectativas para disputar o seu primeiro campeonato nacional. 


Matheus, juntamente com os atletas Matheus Borges e Otávio Finatto, participaram do Sudamericano M18 Challenge neste ano pela Seleção Brasileira. Guilherme Lovato e Guilherme Martins já finalizaram os seus ciclos na base do clube. Ambos também possuem passagens pelos Curumins, como é chamado as categorias de base da seleção. 

Segundo o técnico do Farrapos, Javier Cardozo, a integração de atletas da base do clube auxiliam na evolução dos jovens e do grupo como um todo. "É um processo que é natural. Os meninos mais novos vão chegando, vão ocupando os seus lugares e vão colocando pressão em quem já está jogando. Obviamente nós sempre vamos querer colocar o melhor time possível dentro de campo, e jogará quem estiver em melhores condições, independentemente de idade, de experiência. Os mais velhos já estão preparados para isso, já têm maturidade para entender que cada um tem seu momento", comenta. 


A participação de novos atletas oriundos da base do clube na equipe principal ajuda, sobretudo, na motivação dos jovens que estão nas categorias inferiores do clube e que também almejam alcançar um espaço na equipe adulta. "É muito bom para eles com certeza, os meninos que estão entrando hoje serão os próximos atletas durante os próximos dez anos, e já vem outros atrás também, então isso é muito bacana. Trabalhamos muito para que os caras que estão em cima ou os que estão passando para cima já tenham a pressão atrás de um cara que vem melhor ainda e isso faz com que se puxem ainda mais", explica o treinador. 

SUPER 13 - Campeonato Brasileiro de 2019

A competição nacional iniciou no último sábado, dia 31 de agosto, com os jogos do grupo A do campeonato. As equipes do grupo B da primeira fase do Super 13 fazem a sua estreia neste sábado, dia 7de setembro. O Farrapos inicia sua trajetória em mais uma edição da principal competição de rugby do país contra o Charrua, no clássico gaúcho, que ocorre a partir das 15h, no Estádio da Montanha. 

SERVIÇO DE JOGO:

Farrapos x Charrua - 1ª rodada - Super 13

Data e horário: 07/09 - 15h

Local: Estádio da Montanha, Bento Gonçalves

Entrada franca

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: Notícias de Bento