×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Bento-gonçalvense integra a delegação da Seleção Brasileira no Parapan de Lima 2019

Luciano Possamai vai desempenhar a função de técnico da seleção paralímpica de tênis de mesa visando ajudar os atletas a conquistar as medalhas e as vagas às Paralimpíadas de Tóquio 2020. Esse será o terceiro Parapan que Luciano participa.

22/08/2019 02:28

O bento-gonçalvense Luciano Possamai está integrando a delegação da Seleção Brasileira Paralímpica de Tênis de Mesa para mais um desafio na América do Sul. O experiente profissional vai participar do seu terceiro Parapanamericano em 2019, em Lima, no Peru, desempenhando a função de técnico da seleção no comando dos atletas em busca das medalhas e das vagas às Paralimpíadas de Tóquio 2020. 

Luciano possui uma vasta experiência no tênis de mesa, com mais de 30 competições na bagagem pela Seleção Brasileira da modalidade paralímpica. Além de participar de dois Parapanamericanos, no México, em 2011, e no Canadá, em 2015, o membro da comissão técnica da equipe de tênis de mesa da seleção também teve participações no Mundial de Tênis de Mesa, na China, em 2014, e nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. 

Atualmente técnico da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa, Luciano já desempenhou também a função de Coordenador Geral da equipe nas Olimpíadas de 2016 no Brasil. "Já exerci três funções na seleção. Entrei na seleção como staff, fazendo todo apoio no dia-a-dia dos atletas. Depois assumi a função de técnico da Seleção Brasileira e, posteriormente, assumi a função de Coordenador Geral nas Paralimpíadas no Rio, e agora estou exercendo a função técnica novamente no Parapanamericano de Lima, onde participo de toda organização de treinamentos e nos jogos durante a competição", explica. 

No Parapan de Toronto, em 2015, o tênis de mesa foi destaque na competição, realizando uma campanha vitoriosa que contou com 15 ouros, dez pratas e seis bronzes, totalizando 31 pódios. Neste ano, a Seleção Brasileira terá 30 mesa-tenistas representando o Brasil em Lima. Os campeões de cada classe ganham vaga para disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

De acordo com Luciano Possamai, a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa busca o primeiro lugar na classificação geral da modalidade no Parapanamericano. "A expectativa em relação a seleção de tênis de mesa é que a equipe se sagre campeã da modalidade no geral, nas medalhas, e que a gente consiga em torno de sete a dez medalhas de ouro no Parapan. A delegação toda da Seleção Brasileira, que são 512 pessoas, a maior delegação da história do Brasil em Parapanamericanos almeja que o Brasil seja o campeão geral do evento do Parapan de Lima de 2019", ressalta.

Para o tênis de mesa, as Paralimpíadas, que terão a festa de abertura realizada nesta sexta-feira, já iniciaram nesta quinta, dia 22, com a fase de classificação da modalidade, na Vila Nacional Deportiva (Videna).

Fotos: Luciano Possamai/Facebook/Divulgação - Fonte: Notícias de Bento