×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Caxias é campeão do primeiro turno do Gauchão

Equipe Grená derrotou o Grêmio, no Estádio Centenário, e garantiu passagem na decisão da competição estadual e na Copa do Brasil de 2021

22/02/2020 08:48

O Caxias derrubou o favoritismo da forte equipe do Grêmio e levantou a taça de campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de 2020 – Taça Ewaldo Poeta. Em final realizada na tarde deste sábado, dia 22, no Estádio Centenário, a equipe Grená superou o tricolor pelo placar de 1 a 0, com gol de Diogo Oliveira, sacramentando a conquista do título e das vagas à final do estadual e à Copa do Brasil de 2021. 

Os primeiros minutos de jogo foram de domínio do Caxias. Logo aos cinco minutos, após desvio de cabeça de Gilmar, Cortez, de rosca, quase fez um gol contra. Em seguida, Ivan tentou o gol olímpico, mas sem sucesso. Aos poucos, o Grêmio começou a controlar as ações do jogo, no entanto a equipe tricolor encontrava dificuldades para furar a forte marcação grená.

O Caxias tentou em finalização de média distância com Gilmar, porém sem grande perigo ao gol defendido por Vanderlei. O Grêmio respondeu em seguida. Em boa enfiada de bola de Alisson, Diego Souza apareceu livre e finalizou na saída do goleiro,  mas o atacante parou na boa defesa de Marcelo Pitol. Aos 30 minutos, após cobrança de escanteio, Bruno ré cabeceou, mas Maicon salvou debaixo das traves. O Grêmio, apesar de ter maior posse de bola, foi pouco agressivo no ataque. 

Na etapa final, o Grêmio se manteve com o domínio da posse de bola, porém com escassa produção ofensiva. Enquanto a equipe comandada por Renato Gaúcho explorava o toque de bola e jogadas em infiltrações, o Caxias aproveitava os contra-ataques. Aos 26 minutos, o Caxias chegou com perigo através de Tilica, que obrigou o goleiro Vanderlei a praticar grande defesa. Pouco depois, em desvio de Gilmar no contrapé do goleiro, Vanderlei mais uma vez salvou o que seria o gol dos donos da casa. 


Após a pressão, aos 34 minutos, depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou com Diogo Oliveira, que finalizou de primeira para balançar as redes e abrir o placar da partida, 1 a 0. Renato Gaúcho promoveu trocas na equipe, deixando-a mais ofensiva para buscar o empate, no entanto a reação do tricolor foi inexpressiva. O Caxias, por sua vez, teve mais duas chances para ampliar a vantagem, mas foram desperdiçadas. 

Com a defesa grená segurando o poderio ofensivo do Grêmio nos minutos finais, o Caxias decretou a vitória pelo placar de 1 a 0, estremecendo o Centenário com a conquista do título do primeiro turno do Gauchão. 

Segundo turno do Gauchão inicia na próxima semana

Com o campeão do primeiro turno conhecido, o Gauchão retorna na próxima semana com a fase classificatória, agora pelo segundo turno da competição. Nele, as equipes do grupo A enfrentam os times do grupo B, classificando os dois primeiros colocados de cada chave à semifinal. O campeão do segundo turno, nomeado como Taça Francisco Noveletto, vai decidir o título estadual diante do Caxias. 

Ficha técnica

Gauchão – Final do 1º turno - Caxias 1 x 0 Grêmio

Caxias: Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, T. Sales e Juliano; Bruno Ré, Tilica, Carlos Alberto, Gilmar;  Diogo Oliveira (Baiano) e J. Potiguar (Bruninho). Técnico: Rafael Lacerda.

Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Paulo Miranda e Cortez (Caio Henrique); Lucas Silva (Thiago Neves); Maicon (Luciano), Matheus Henrique, Everton e Alisson; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Diogo Oliveira (36/2ºT)

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias