×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

CBF sugere retorno das competições estaduais em maio

Retorno do Campeonato Gaúcho poderá ser oficializado após reunião da FGF com o Governador Eduardo Leite e com os presidentes dos 12 clubes da competição.

29/04/2020 03:01

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinalou a possibilidade do retorno das competições estaduais para o mês de maio. Em reunião por videoconferência com os representantes das federações estaduais, o presidente da entidade, Rogério Caboclo, colocou em pauta a possibilidade da retomada do futebol na segunda quinzena do próximo mês. 

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), por determinação da CBF, terá a autonomia na condução das medidas de protocolos junto às autoridades de saúde do Estado para a retomada da competição estadual e para a construção do novo calendário do Gauchão.  A sugestão da entidade máxima do futebol é que os campeonatos estaduais sejam retomados a partir do dia 17 de maio. A volta dos treinamentos por parte dos clubes poderá ocorrer assim que forem encerradas as férias coletivas dos atletas. 

O retorno do futebol será com portões fechados. As demais ações e definições de protocolos específicos e medidas adotas para a realização dos confrontos deverão ser debatidas na reunião da próxima sexta-feira, dia 1º de maio, quando o presidente da FGF, Luciano Hocsman, fará uma nova videoconferência com os presidentes das agremiações do Gauchão. 

O Esportivo havia sido o primeiro clube a retomar os treinamentos no Brasil, após a flexibilização das atividades esportivas do Decreto Municipal de Bento Gonçalves. No entanto, a direção optou por suspender novamente os trabalhos dentro de campo até uma definição concreta da FGF com relação ao retorno do Campeonato Gaúcho. 

Ainda restam três rodadas para a finalização da fase classificatória do segundo turno – Taça Francisco Noveletto Neto. O Esportivo, que possui a quarta melhor campanha do Gauchão, ainda tem compromissos contra o Ypiranga, em Erechim, o Internacional, em Bento, e o Juventude, em Caxias do Sul. O alviazul, até o momento, estaria com vaga garantida para a Série D do Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil, ambas de 2021. 

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias