×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Com a quinta melhor campanha, Esportivo finaliza primeiro turno em alta

Alviazul encerrou a Taça Ewaldo Poeta com oito pontos conquistados. Confira a situação do Esportivo na briga por vagas nacionais e na luta contra o rebaixamento.

11/02/2020 06:02

A campanha do Clube Esportivo no primeiro turno faz jus ao discurso utilizado pela direção e pelo treinador no início da competição estadual: o desejo de surpreender e buscar algo a mais no Gauchão. Com oito pontos conquistados na Taça Ewaldo Poeta, o alviazul de Bento Gonçalves finalizou o primeiro turno com a quinta melhor campanha na classificação geral, e em terceiro colocado no grupo B da competição. 

O primeiro objetivo do Esportivo está muito próximo de ser alcançado. A direção projetou a meta de alcançar 11 ou 12 pontos para escapar do rebaixamento e garantir o clube no Gauchão de 2021. Com oito pontos somados em cinco jogos, o Esportivo necessita somente de mais uma vitória em seis partidas para chegar ao objetivo traçado pela diretoria do clube. 

No entanto, com uma campanha surpreendente protagonizada no primeiro turno, o Esportivo já pensa em alcançar um “algo a mais” na competição, além do desejo de manter o clube na elite do futebol gaúcho. Até então, o Esportivo está ocupando a segunda vaga oferecida pelo Campeonato Gaúcho para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2021, e também segue na briga pela vaga à Copa do Brasil do próximo ano. 

As duas vagas para a Série D estão sendo disputadas por seis equipes: Esportivo, Caxias, Aimoré, Novo Hamburgo, São Luiz e Pelotas. No segundo turno, a equipe alviazul terá três confrontos diretos na briga pela vaga à competição nacional. O Esportivo vai receber em seus domínios o São Luiz e o Pelotas, e vai visitar o Novo Hamburgo, até então lanterna do campeonato. 

Disputa pelas vagas à Série D:


Campanha do Esportivo no 1º turno

O Esportivo encarou uma tabela complicada no seu retorno à elite. No primeiro turno, a equipe alviazul teve três jogos longe de casa, todos contra equipes que disputam divisões nacionais, e dois confrontos em seus domínios. A equipe comandada por Carlos Moraes fez uma boa arrancada, com empates fora de casa contra o São José e Brasil de Pelotas, e vitória sobre o Aimoré, em confronto eletrizante.

No entanto, na quarta rodada, a confiança do torcedor alviazul ficou desestabilizada devido à goleada sofrida pelo Esportivo contra o Grêmio na Arena. O 5 a 0 preocupou a torcida e tornou o Clássico da Polenta, na última rodada, ainda mais importante para o alviazul. No confronto diante do Caxias, o Esportivo restabeleceu os laços com o seu torcedor com uma vitória no clássico por 1 a 0. 

O Esportivo encerrou a Taça Ewaldo Poeta com oito pontos, ocupando a 3ª colocação do grupo B com um ponto a menos que o Grêmio. Na classificação geral, o clube está na 5ª posição, ficando atrás apenas dos classificados à semifinal. Com seis gols anotados e nove sofridos, o Esportivo tem a terceira pior defesa da competição estadual, mas possui o quarto melhor ataque. 

Dentre os destaques, o Esportivo tem como artilheiros o meia Juninho Tardelli, que disputou apenas duas partidas devido à grave lesão, e o atacante Gustavo Sapeka, ambos com dois gols anotados. 

Preparação e reforços visando o segundo turno:

O Esportivo terá três semanas de preparação para iniciar o segundo turno do Campeonato Gaúcho. Nesta quinta-feira, dia 13, o clube realiza um jogo-treino diante do PRS, de Garibaldi, às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, com os atletas que não atuaram nas últimas partidas. 

O presidente do clube, Laudir Piccoli, confirmou que três atletas da equipe de transição do Grêmio devem chegar por empréstimo para reforçar o Esportivo visando a metade final do Campeonato Gaúcho. Os nomes deverão ser divulgados em breve pela diretoria. 

Classificação geral:


Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias