×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Com a retomada das atividades, Esportivo trabalha na readaptação dos treinamentos

Com o elenco dividido em três grupos, equipe alviazul direciona foco na preparação física e em trabalhos preventivos para evitar lesões. Treinos em campo já iniciaram com trabalhos com bola.

03/07/2020 03:37

Depois de mais de cem dias de paralisação, o Esportivo retornou às atividades no Estádio Montanha dos Vinhedos nesta quinta-feira, dia 02, com o reinício dos trabalhos em campo focados no condicionamento físico, porém já com treinamentos com bola. Com um rígido protocolo a ser seguido pelos atletas, o desafio maior neste recomeço não se limita aos aspectos físicos, técnicos e táticos, mas tem como cerne o exercício de readaptação. 

O elenco foi dividido em três grupos, os quais realizam os trabalhos, tanto na academia como no gramado, em horários distintos para evitar aglomerações. O mesmo ocorre em outros ambientes, como no vestiário e no refeitório. “A dificuldade mesmo é se adaptar a essa nova rotina, não só no meio do futebol, mas durante o dia-a-dia também, fora das quatro linhas. Mas pouco a pouco estamos nos adaptando a essa nova rotina e às restrições”, ressalta o volante Robert, um dos atletas que residem momentaneamente no alojamento do clube. 

A comissão técnica do Esportivo trabalhou na readaptação dos treinamentos dentro das quatro linhas, promovendo trabalhos com bola direcionados à preparação física e técnica, uma vez que treinos coletivos ainda não foram liberados pelo Governo do Estado. “Faremos treinamentos de preventivos e fortalecimento juntamente com um trabalho de readaptação aos trabalhos técnicos individuais”, explica o técnico do Esportivo, Carlos Moraes. 


Os protocolos seguidos pelo clube seguem rígidas medidas para evitar qualquer contaminação no grupo. Tais restrições influenciaram nos treinamentos dentro de campo. Para o treinador alviazul, a adaptação em meio ao atual cenário será demorada, mas necessária para o retorno seguro do futebol.

Diante desta readaptação, o fato de o Esportivo contar com o mesmo grupo de atletas desde a suspensão do Gauchão, em março, com apenas uma baixa no elenco, se configurou como um facilitador para a retomada das atividades. “Não falaria em vantagem, porém é uma situação mais cômoda de trabalho. O mesmo grupo facilita sim. A parada foi longa, a retomada é lenta, temos que respeitar algumas etapas para evitar lesões, portanto o fato de já conhecermos os atletas e eles estarem adaptados à forma de trabalho é importante”, pondera Carlos Moraes.


Gauchão ainda é uma incógnita

Com a possibilidade descartada pelo Governo do Estado de o Gauchão ser retomado no dia 19 de julho, data proposta pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a discussão de um possível encerramento do campeonato fora das quatro linhas voltou à tona. Com o Campeonato Brasileiro previsto para iniciar no dia 9 de agosto, as datas da competição estadual se colidiriam com as do Brasileirão. Além disso, ainda não há projeção por parte do Governo do Estado de quando os treinamentos coletivos e jogos poderão ser liberados. 

Restam ainda três partidas pela fase de grupos do returno - Taça Francisco Noveletto, e os confrontos de mata-matas para o encerramento do Gauchão 2020. O calendário alviazul prevê os confrontos contra Ypiranga, Internacional, e Juventude até o final da fase de grupos. No momento, o Esportivo é terceiro colocado do grupo B, com seis pontos, e quarto na classificação geral, com 14, o que o garante, até então, na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e na Copa do Brasil do próximo ano.

O desejo e expectativa do volante Robert é que a competição possa terminar dentro de campo. “Espero que que as coisas possam melhorar a cada dia, e que possamos terminar o Gauchão e terminar com chave de ouro Mesmo que não temos uma data definida para o retorno do Gauchão, vamos nos preparando em todos os aspectos, principalmente fisicamente respeitando todas as medidas e protocolos estabelecidos”, ressalta o atleta. 

Fotos: Clube Esportivo - Fonte: NB Notícias