×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Depois do Decacampeonato Gaúcho, Farrapos busca o título inédito do Brasileiro

Atual vice-campeão brasileiro, equipe alviverde inicia sua trajetória no Super 13 de 2019 neste sábado, dia 7, diante do Charrua, de Porto Alegre, às 15h, no Estádio da Montanha.

06/09/2019 09:51

Nas últimas duas temporadas, o Farrapos decidiu o título da competição nacional, porém bateu na "trave do H" em ambas as ocasiões. Em 2019, após a conquista do Decacampeonato Gaúcho de Rugby, a equipe alviverde almeja tornar o ano ainda mais especial com a conquista do título que lhe falta para abrilhantar ainda mais a prateleira de troféus do clube. O Farrapos estreia no Campeonato Brasileiro de Rugby XV, o Super 13, neste sábado, dia 7, diante do rival Charrua, às 15h, no Estádio da Montanha. 

No ano passado, o Farrapos realizou uma campanha quase que impecável, sofrendo somente uma derrota na temporada. Trazendo decisão pelo título nacional para os seus domínios, a equipe alviverde foi superada pela Politécnica, de São Paulo, pelo placar de 30 a 25, mais uma vez ficando com o vice do Campeonato Brasileiro. 

O Farrapos inicia a busca pelo título inédito da competição nacional como a melhor equipe do país, segundo o ranking de clubes da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). O Farrapos, comandado pelo técnico Javier Cardozo, aposta na qualidade e na experiência de seu elenco para brigar mais uma vez pelo título nacional. No grupo de atletas, a equipe alviverde conta com jogadores que se destacaram nos últimos anos, como Facundo Flores, artilheiro do Super 16 de 2018, Jardel Vettorato, pilar da Seleção Brasileira, além do reforço Bruno Gutierrez, vindo da Argentina para integrar o elenco alviverde. 

Com a manutenção da espinha dorsal do time vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2018, o Farrapos reforçou a intensidade dos treinamentos que, consequentemente, segundo Javier Cardozo, aumentou a disputa interna pela titularidade. “Ás vezes, nos outros anos, ficamos pendentes de ter um jogo da mesma qualidade na fase de grupos como nas semifinais. Neste ano pensamos em fazer os treinos mais intensos para que a competição interna seja muito boa. Não adianta olharmos muito para fora, temos que nos concentrar muito no que estamos fazendo e executar isso independente de quem esteja na frente", explica o comandante alviverde.

Após o Campeonato Gaúcho, o Farrapos entrou em campo em apenas dois amistosos, enfrentando em casa o Charrua e o Brummers, ambos com vitória da equipe bento-gonçalvense. "A expectativa é boa, estamos com um grupo bom, os meninos estão bem preparados, todos se recuperaram das lesões. Agora é a hora da verdade. Sábado vamos começar a mexer na máquina, que está sem jogar faz tempo. Acho que estamos bem e com condições de competir por tudo", ressalta Javier Cardozo.

CLÁSSICO GAÚCHO - FARRAPOS X CHARRUA

Logo na primeira rodada da competição nacional, o Farrapos terá pela frente um grande clássico gaúcho diante do Charrua, de Porto Alegre. No ano passado, as equipes se enfrentaram em seis ocasiões, sendo quatro delas pelo Campeonato Brasileiro de 2018. No Super 16, a equipe alviverde derrotou os porto-alegrenses em todos os confrontos, sobretudo em ambos os confrontos das quartas de final. Contra equipes gaúchas, tanto no Campeonato Gaúcho como no Brasileiro, o Farrapos não perde desde 2009. 

Neste ano, o Farrapos enfrentou o Charrua na primeira fase da Taça Ouro em duas ocasiões, vencendo em casa por 24 a 9 e derrotando a equipe porto-alegrense longe de seus domínios por 34 a 10. "É um time que nós conhecemos, todos já sabem o que cada um vai fazer dentro de campo, então não tem muita surpresa. Temos que estar ligados, muito espertos e lúcidos. Estamos treinando bem, mentalmente nossos atletas estão prontos para jogar e estrear", comenta o técnico alviverde.

SERVIÇO DE JOGO:

Farrapos x Charrua - 1ª rodada - Super 13

Data e horário: 07/09 - 15h

Local: Estádio da Montanha, Bento Gonçalves

Entrada franca

O SUPER 13

Neste ano, a principal competição da modalidade no país vai contar com 13 clubes, que foram divididos em dois grupos regionalizados. No grupo A estão as equipes paulistas, são elas: Poli-SP, Jacareí-SP, SPAC-SP, São José-SP, Pasteur-SP, Band Saracens-SP e Tornados-SP. No grupo B integram a chave os clubes do sul do país, que são: Farrapos-RS, Serra Gaúcha-RS, Charrua-RS, Desterro-SC, Curitiba-PR e Pé-Vermelho-PR.

No grupo A, avançam os quatro primeiros colocados, enquanto que, no grupo B, classificam-se as três melhores equipes às quartas de final. O 5º colocado do grupo A e o 4º colocado do grupo B realizam uma repescagem. As quartas de final, semifinais e final serão decididas em jogo único. 

O Super 16 já iniciou para as equipes paulistas. Na primeira rodada, a Poli-SP, São José e o Jacareí estrearam com vitória. Neste final de semana, as equipes do grupo B entram em campo para estrear no Super 13 de 2019. 

1ª rodada - Grupo B

Farrapos x Charrua

Curitiba-PR x Pé Vermelho-PR

Desterro-SC x Serra Gaúcha Rugby

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: Notícias de Bento