×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

Esportivo aposta em elenco experiente para o Gauchão 2020

Com 14 atletas já anunciados, equipe alviazul possui média de idade de pouco mais de 31 anos, mantendo a filosofia de apostar na experiência dentro das quatro linhas.

12/11/2019 03:51

Nos últimos anos, o Clube Esportivo apostou em experientes atletas para compor o elenco em busca do retorno à elite do futebol gaúcho. Com um plantel significativamente experiente e com diversas lideranças dentro de campo, a equipe alviazul alcançou o objetivo em 2019, no ano do seu Centenário. Agora, a filosofia de apostar na experiência deverá se manter para a disputa do Campeonato Gaúcho de 2020. 

A direção do Esportivo anunciou, até então, 14 atletas que vão formar o elenco do técnico Carlos Moraes para a próxima temporada. Do total de nomes confirmados, metade são jogadores remanescentes do elenco que conquistou o vice-campeonato da Divisão de Acesso. Até agora, o plantel alviazul possui média de idade de pouco mais de 31 anos, com o jogador mais jovem do grupo contendo 26 anos de idade. 

Para efeito de comparação, o elenco do Esportivo na Divisão de Acesso contou com média de idade de praticamente 30,7 anos. No grupo de atletas que conquistou o acesso à elite, mais de 50% do elenco foi composto por jogadores acima dos 30 anos. Dos 14 atletas anunciados até então para a próxima temporada, oito possuem mais de 30 anos de idade, contanto com atletas com vasta bagagem pelo futebol nacional como o goleiro Renan, bicampeão da Libertadores com o Inter, e o centroavante Marcão, com passagens por clubes da primeira e segunda divisão do futebol brasileiro. Xaro (foto capa), lateral do Esportivo, de 32 anos, que permanecerá no clube, vai disputar o seu nono campeonato gaúcho em sua carreira.

Segundo o técnico Carlos Moraes, a comissão técnica e a direção utilizam diversos critérios para a contratação dos atletas, dentre eles observando fatores como qualidade, números recentes, avaliação criteriosa de histórico, aspectos técnicos e físicos, encaixe no orçamento e, sobretudo, comprometimento. 

“Fizemos uma excelente campanha na Divisão de Acesso no ano de nosso centenário. Agora, iniciamos um novo ciclo histórico, exigindo todo o nosso esforço e empenho. Por isso, buscamos jogadores e comissão técnica que estejam comprometidos com o nosso projeto”, destaca o Diretor de Futebol, Guilherme Salton.

Apesar de restar ainda muitos atletas a serem anunciados para uma análise mais criteriosa sobre o perfil do elenco alviazul, a média de idade dos jogadores já confirmados e suas trajetórias no futebol nacional transparecem a aposta em um elenco experiente para voltar a disputar a elite do futebol gaúcho. Apesar do principal objetivo ser a permanência na primeira divisão, a equipe alviazul almeja ser muito mais que um mero coadjuvante na competição estadual e, para isso, deverá contar mais uma vez com a experiência a seu favor.

Elenco do Esportivo 2020

Jogador (idade)

Goleiro: Renan (34) e Jonatas (38);

Laterais: Rômulo (26), Igor Bosel (27), Bovi (37) e Xaro (32);

Zagueiros: Cleiton (38) e Gullithi (26);

Meio-campistas: Lucas Hulk (26), Robert (27) e Diogo (34);

Atacantes: Marcão (34), Flávio Torres (32) e Gustavo Sapeka (27).

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: Notícias de Bento